Minha casa apresenta trepidação, é normal?

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 10/03/2013 09:05 / atualizado em 10/03/2013 09:11
"Gostaria que você me tirasse uma dúvida. Há dois anos, construí minha casa e um sobrado embaixo, que é um ponto comercial. Não é vão livre. Tem duas colunas no meio e 100 metros quadrados. Desde então, quando passam veículos pesados na rua, a laje da casa treme. Ela foi construída em um lugar úmido, terreno de baixada, mas foi usado bate-estaca strauss com 13m de profundidade. Existem também algumas fissuras de um milímetro. Isso é normal? Por gentileza, poderia me responder? Desde já agradeço."

Rafael Durães - Por e-mail

É normal que as edificações apresentem ligeiras trepidações e movimentações. Esses comportamentos das estruturas são calculados e previstos e devem ficar dentro de faixas de tolerância definidas pelos projetos estruturais. E essa ligeira movimentação pode provocar pequenas fissuras nas estruturas de concreto, por estas serem rígidas. Entretanto, por segurança, é sempre prudente solicitar ao projetista da obra que faça uma verificação no comportamento e no estado atual da edificação, para que seja descartada qualquer possibilidade de risco ou anormalidade.

Perguntas respondidas pelo engenheiro Luiz Eustáquio Cavalieri França construtoraouro@yahoo.com.br
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
18 de dezembro de 2015
04 de setembro de 2015

No Lugar Certo você encontra o que procura