As cerâmicas podem ser assentadas coladas umas nas outras? Qual tamanho é o ideal?

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 10/03/2013 09:17 / atualizado em 11/03/2013 13:23
Eduardo Almeida/RA Studio
"Bom-dia. Estou comprando materiais de acabamento para reforma no meu apartamento e vou optar por cerâmicas de piso no maior tamanho que encontrar. O pedreiro falou que é o mais indicado e vai reduzir a mão de obra e a perda. E ele acha melhor assentar as peças coladas, sem juntas, para evitar vazamento no andar de baixo. Gostaria de contar com a sua ajuda para não ter problemas."


Jaklini Nunes - Por e-mail

A utilização de cerâmicas ou pedras de dimensões maiores produz um efeito visual mais bonito, mas a sua utilização tem que ser bem planejada. Em primeiro lugar, nos ambientes menores e com mais recortes, ocorrerá uma maior quebra de peças ao efetuar esses cortes e é provável que não se consiga uma boa paginação do piso. Isso ocorre nos banheiros, cozinha e área de serviço. A utilização de peças grandes nesses ambientes dificulta também um correto caimento do piso em direção aos ralos. Nas salas, onde as dimensões são maiores, é mais aconselhável a utilização das peças grandes. Com relação às juntas, o correto é exatamente o contrário da recomendação do pedreiro, pois estas devem ser uniformes e numa largura conveniente para aplicação do rejuntamento adequado, o que vai reduzir o risco de infiltração no piso. Se for adotado o procedimento de assentar as cerâmicas coladas, sem espaço suficiente para o rejuntamento, com toda a certeza vai ocorrer infiltração de água no encontro das cerâmicas, pois sempre ficará uma fresta entre as peças. É sempre importante ouvir as sugestões dos pedreiros experientes, mas é mais importante seguir as orientações do engenheiro responsável pela obra.

Perguntas respondidas pelo engenheiro Luiz Eustáquio Cavalieri França construtoraouro@yahoo.com.br
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
18 de dezembro de 2015
04 de setembro de 2015

No Lugar Certo você encontra o que procura