Dicas para sua casa

Quero construir minha casa onde existe uma pedra enorme. É possível fazer um fundamento em cima dela?

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 31/03/2013 08:46 / atualizado em 04/04/2013 15:08 Redação Lugar Certo /Estado de Minas

Otto Medem Arquitectura/Divulgação
"Tenho lido sua coluna todos os domingos e aprendido sobre muitas coisas. Você está de parabéns! Escrevo-lhe com o objetivo de saber o seguinte: tenho um terreno no qual existe uma pedra enorme exatamente onde quero construir minha casa. Diante disso, gostaria de saber se é possível fazer um fundamento em cima dela e se o cimento não vai trincar com o tempo. Esclareço que a construção terá dois pavimentos. Muito grato pela atenção."

Reginaldo Lisboa Neves, por e-mail

Meu caro Reginaldo, essa questão poderá ser definida somente depois de um estudo geológico criterioso. Isso pode ser obtido com a contratação de uma sondagem, acompanhada por um laudo e devidamente analisada pelo engenheiro que será responsável pelo cálculo da estrutura da casa, principalmente para o caso de a construção ter dois ou mais pavimentos. A tal rocha existente no local pode ser um fator favorável para a construção, no caso de poder ser utilizada como horizonte de apoio da fundação, como também poderá ser um grande complicador técnico e financeiro para a obra, caso seja necessária a sua remoção. Acredito que não vale a pena arriscar e iniciar qualquer processo antes de estar de posse do estudo geotécnico.


Pergunta respondida pelo engenheiro Luiz Eustáquio Cavalieri França - construtoraouro@yahoo.com.br

Quer dicas de decoração ou reforma?

Este espaço é seu. Participe! Envie suas dúvidas para o e-mail imoveis.em@uai.com.br ou continue visitando o Lugar Certo! 

 

Tags: casa,

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
18 de dezembro de 2015
04 de setembro de 2015

No Lugar Certo você encontra o que procura