Dicas para sua casa

Como solucionar problema com umidade que vem do chão?

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 16/04/2013 12:28 / atualizado em 16/04/2013 12:50 Redação Lugar Certo /Estado de Minas
Reprodução/Internet/officinaarqdecor.com.br
“Gostaria de saber qual o produto apropriado para impedir a umidade que vem do chão. Estou com esse problema em casa e ele está acabando com a pintura das paredes.”


Karine Fagundes, por e-mail

O que acontece é que, antes de se aplicar qualquer produto ou solução de impermeabilização, é imprescindível descobrir a origem da infiltração, para que a solução possa se tornar eficaz. Existem três causas principais de infiltrações em imóveis.

Provocadas por vazamentos de tubulações ou caixas-d’água: são constantes e próximas aos caminhos das tubulações ou das caixas-d’água. É possível criar vários testes simples para verificar se esses vazamentos estão ocorrendo. Neste caso, corrigem-se os vazamentos e depois se fazem os reparos de pisos e paredes, após um razoável período de observação para se certificar de que o problema foi corrigido.

Provocadas por infiltrações de água de chuva e logicamente em função do aparecimento ou do aumento dos vazamentos em períodos de chuva, quando é necessário verificar as condições do telhado inclusive das calhas, rufos e tubulações de descida de água. A certificação de que esta é a causa dos vazamentos é um pouco mais complicada e aconselho o acompanhamento de um profissional do ramo (um telhadeiro ou um bom encarregado de obras de edificação). É frequente também que o umidecimento das paredes pela água de chuva não esteja ocorrendo pelo telhado, podendo ser uma infiltração direta da água que chega até as paredes externas do imóvel, pois o reboco que é normalmente utilizado nas edificações não é impermeável e permitirá sempre a passagem de alguma umidade, principalmente se as paredes forem de bloco de concreto. Nesse caso, pode-se tentar algum produto impermeabilizante sob a orientação de um técnico ou, numa solução mais segura, executar o revestimento externo das paredes.

Provocadas por infiltrações da umidade do terreno, por meio de um fenômeno chamado “capilaridade”, que faz a água “subir” pelas porosidades das paredes. Esse é um caso também complicado de resolver, pois, se o imóvel foi construído sobre um terreno úmido (ou que retém umidade de água de chuva ou vazamentos externos), e na construção do imóvel não foram tomadas medidas para prevenir esse tipo de problema, a solução pode se tornar um pouco mais complicada. Esse pode ser o seu caso pelo fato de a infiltração estar ocorrendo também nas paredes internas.

Resumindo: existem vários produtos, processos e intervenções técnicas para solucionar os problemas de infiltrações, porém, o fundamental antes de tomar qualquer medida é descobrir a causa da infiltração. Somente assim poderá ser definida uma solução eficaz. E o auxílio de um profissional com experiência é uma ajuda importante e com certeza trará economia no fim do processo, pois evitará erros (e custos desnecessários) que outras pessoas sem experiência e conhecimento poderão provocar.

Pergunta respondida pelo engenheiro Luiz Eustáquio Cavalieri França - construtoraouro@yahoo.com.br

Quer dicas de decoração ou reforma?

Este espaço é seu. Participe! Envie suas dúvidas para o e-mail imoveis.em@uai.com.br ou continue visitando o Lugar Certo! 

Tags: casa,

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600
 
adriana - 31 de Maio às 18:05
Boa noite Luiz queria algumas dicas preciso levantar o piso da minha cozinha em 32cm e a medida da cozinha é 3,70 por 2,40! Gostaria de saber que tipo de material uso para levantar a cozinha tipo aterro,saibro ou concreto? Ficarei grata se me responder um abraço. Adriana.

Últimas Notícias

ver todas
18 de dezembro de 2015
04 de setembro de 2015

No Lugar Certo você encontra o que procura