Trincas em imóvel antigo pode indicar problema de estrutura?

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 05/05/2013 10:33 Redação Lugar Certo /Estado de Minas
TRINCAS
“Acabei de comprar uma casa bastante antiga para depois fazer a reforma. Com poucos dias, percebi várias trincas, que se espalham por toda a casa, principalmente na parte da frente. Elas podem indicar algum problema grave com a estrutura da casa? Posso pintar a casa e fechar essas trincas?”

Marco Aurélio Senna, por e-mail


As trincas são indícios de que algo está ocorrendo ou ocorreu com a estrutura da casa ao longo do tempo. Inicialmente, não podemos afirmar que exista risco para a estrutura, mas indica que houve alguma alteração das condições iniciais do imóvel e é importante pesquisar e combater o problema imediatamente. O mais seguro é contratar uma vistoria com a emissão de um laudo de um engenheiro qualificado. Normalmente, não existe motivo para alarme – a não ser que as trincas sejam grandes e estejam aparecendo muito rapidamente. Inicialmente, estabeleça pontos de observação do comportamento dessas trincas – verificar se continuam se movimentando ou se houve uma movimentação e depois a estrutura se estabilizou novamente. Por causa da maior incidência das trincas na parte da frente do imóvel, deve-se também verificar se houve alguma obra próxima ao imóvel (alguma construção ou algum desaterro nos lotes vizinhos) ou se houve alguma obra pública na rua, como redes de água, esgoto ou drenagem. Essas obras nas proximidades podem provocar trincas nos imóveis devido às trepidações provocadas pelos equipamentos de fundação ou infiltrações provocadas pelas escavações. Porém, todas essas colocações são suposições e apenas por meio da vistoria poderá ser obtido um laudo técnico confiável e a indicação para a melhor solução do problema.

Com relação à pintura, caso você a faça, nunca vai mascarar qualquer problema, pois com certeza as trincas voltarão a aparecer (a menos que sejam utilizados procedimentos específicos de combate a essas trincas). O correto é resolver primeiramente o problema de as trincas, e, depois, executar a pintura. Pois além das trincas voltarem a aparecer após a pintura, provavelmente a solução de combate às trincas exigirá a quebra de alguns pontos das paredes e a pintura precisará ser refeita.

Perguntas respondidas pelo engenheiro Luiz Eustáquio Cavalieri França construtoraouro@yahoo.com.br
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
18 de dezembro de 2015
04 de setembro de 2015

No Lugar Certo você encontra o que procura