Dicas para sua casa

Como calcular corretamente a construção de um porão?

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 09/06/2013 08:00 / atualizado em 18/06/2013 14:27 Redação Lugar Certo /Estado de Minas

Reprodução/Internet/hanshanshome.com
“Vou construir um porão de 15m x 3m e, em cima, a casa na mesma medida. Quantas sapatas devo fabricar, a distância de uma para outra e qual a medida delas?”

Hudson Mendes de Souza, por e-mail

Esclareço-lhe que é impossível definir qualquer dimensionamento estrutural sem a análise e o cálculo estrutural completo da estrutura. Não existe uma regra prática segura para isso. Somente um cálculo estrutural completo permitirá que a obra seja construída com segurança e economia. E a definição da fundação depende das condições de suporte do terreno. Alguns construtores práticos conseguem executar pequenas obras sem um cálculo de toda a estrutura, mas com certeza estarão cometendo erros nos dimensionamentos (comprometendo a segurança se errar “para baixo” ou onerando o custo se errar “para cima”).


Pergunta respondida pelo engenheiro Luiz Eustáquio Cavalieri França - construtoraouro@yahoo.com.br

Quer dicas de decoração ou reforma?

Este espaço é seu. Participe! Envie suas dúvidas para o e-mail imoveis.em@uai.com.br ou continue visitando o Lugar Certo! 

Tags: construção

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
18 de dezembro de 2015
04 de setembro de 2015

No Lugar Certo você encontra o que procura