Dicas para sua casa

Qual a origem de fissuras, trincas e rachaduras nas paredes?

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 09/06/2013 08:00 / atualizado em 18/06/2013 14:38 Redação Lugar Certo /Estado de Minas
Eduardo Almeida/RA Studio
“O que pode causar fissuras, trincas e rachaduras nas paredes?”


Geraldo Lino Barbosa, por e-mail

Elas servem como sinal de alerta e devem ser analisadas por um técnico ou perito para verificação de sua causa e gravidade. Podem ser causadas por simples variação de temperatura (que provoca a dilatação e retração dos materiais, e essa variação de tamanho provoca as fissuras ou trincas) e não provocar qualquer risco à estrutura, como também podem ser provocadas por recalques nas fundações e, neste caso, devem ser tomados maiores cuidados. Existem várias outras causas como variação hidroscópica (teor de umidade), que também provoca dilatação e retração dos materiais ou quando materiais distintos (com coeficientes de dilatação diferentes) estão agregados. Rebocos malfeitos ou paredes sem encunhamento também apresentam fissuras. Enfim, existem inúmeras causas para o aparecimento de trincas e fissuras e até que a causa seja diagnosticada e combatida, quando necessário, é preciso estar atento ao problema e buscar a sua elucidação.

Pergunta respondida pelo engenheiro Luiz Eustáquio Cavalieri França - construtoraouro@yahoo.com.br

Quer dicas de decoração ou reforma?

Este espaço é seu. Participe! Envie suas dúvidas para o e-mail imoveis.em@uai.com.br ou continue visitando o Lugar Certo! 

Tags: dicas

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
12 de julho de 2023
10 de julho de 2023