Dicas para sua casa

O que é importante considerar para a construção de um sobrado sem pilar central?

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 10/07/2013 14:19 / atualizado em 15/07/2013 17:44 Redação Lugar Certo /Estado de Minas
Reprodução/Internet/cantinhoprodihene.blogspot.com.br
"Gostaria de saber como construir um sobrado de 200 metros, sendo que não quero colocar pilar no meio, pois quero pôr somente na parte lateral dele. Que tamanho de vigas devo fazer, já que a parte de baixo será usada como sala comercial?"


Álvaro Pereira, por e-mail

A única maneira de construir qualquer obra com segurança e economia é ter em mãos um bom projeto estrutural. É impossível definir qualquer dimensionamento estrutural sem a análise e o cálculo estrutural completo da estrutura. Não existe uma regra prática segura para isso. Somente um cálculo estrutural completo permitirá que a obra seja construída com segurança e economia. É possível construir grandes vãos livres (sem pilares no meio deles), mas somente o cálculo poderá definir a quantidade, seção e tamanho das vigas, que com certeza serão bem maiores do que a estrutura com pilares internos. Talvez possa ser estudada uma solução intermediária, com alguns poucos pilares posicionados nos locais previstos para paredes ou divisórias.

Pergunta respondida pelo engenheiro Luiz Eustáquio Cavalieri França - construtoraouro@yahoo.com.br

Quer dicas de decoração ou reforma?
Este espaço é seu. Participe! Envie suas dúvidas para o e-mail imoveis.em@uai.com.br ou continue visitando o Lugar Certo!

Tags: construção

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
12 de julho de 2023
10 de julho de 2023