Arquiteto dá dicas para construção de casas ecológicas

Alternativas como aquecimento solar, reaproveitamento de água das chuvas e valorização da iluminação natural caracterizam esses projetos

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 01/06/2014 07:00 / atualizado em 23/01/2015 14:25 CorreioWeb /Lugar Certo
O objetivo dessa nova tendência é alinhar tecnologia, funcionalidade e estética de maneira sustentável  - Reprodução Internet/loteamentodosol.com.br O objetivo dessa nova tendência é alinhar tecnologia, funcionalidade e estética de maneira sustentável
O uso equilibrado dos recursos naturais e os conceitos da sustentabilidade são atributos novos no mercado de construção. Com isso em mente, o arquiteto italiano Giuseppe Cafasso investe em casas ecológicas e dá dicas de como utilizar produtos adequados de forma consciente.

Para Cafasso, o primeiro passo seria dar preferência a materiais reciclados. "Uma casa estruturada com roliços de eucalipto tratado, por exemplo, evita o desmatamento de árvores nativas, uma vez que utiliza uma espécie que apresenta rápido crescimento”, explica. Outro exemplo é a utilização de madeira de demolição para a fabricação de portas e janelas, já que essa técnica evita a extinção de novas árvores.

Alguns outros itens devem ser levados em consideração para o funcionamento das casas ecológicas. Entre eles, o aquecimento solar - que diminui o consumo de energia – e os painéis fotovoltaicos – que podem gerar eletricidade. Além disso, a captação da chuva para reaproveitamento em atividades da casa pode diminuir as despesas com a água. Outras opções sustentáveis são a utilização de tijolos de demolição para paginação de pisos e a valorização da iluminação natural.

O objetivo dessa nova tendência é alinhar tecnologia, funcionalidade e estética de maneira sustentável, com baixo impacto ambiental na produção, tanto em áreas rurais quanto urbanas. “A interação do homem com a natureza, em um contexto de respeito, gera ações nobres que, reunidas, resultarão em uma transformação verdadeira, na qual haverá equilíbrio entre a preservação dos recursos naturais e a utilização dos mesmos”, analisa o arquiteto.

Tags: sustentabilidade

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600
 
Italo - 01 de Junho às 11:43
Concordo quando se diz que o aquecimento solar reduz sua conta de energia elétrica. Além do mais, o chuveiro por esse aquecimento é muito melhor que o elétrico. Tenho em meu apartamento, entretanto, uma dúvida do sistema. O alto consumo de água, pois temos que deixar a torneira aberta até esquentar.

Últimas Notícias

ver todas
18 de dezembro de 2015
04 de setembro de 2015

No Lugar Certo você encontra o que procura