Dica de economia

Aprenda como trocar a resistência do chuveiro em oito passos

Na maioria dos casos, o reparo pode ser realizado sem dificuldades ou riscos à segurança

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 14/07/2014 16:38 / atualizado em 14/07/2014 17:06 Redação Lugar Certo PR /Folha de Londrina
Docol/Divulgação
Os principais motivos para que o chuveiro elétrico pare de funcionar são problemas na rede elétrica ou resistência queimada. Para o primeiro caso, é necessário contratar um eletricista ou técnico especializado para verificar o problema e resolver de forma profissional. Para o segundo, a solução é mais fácil e nem sempre é necessário substituir o equipamento. Na maioria dos casos, o reparo pode ser realizado sem dificuldades ou riscos à sua segurança. Basta seguir alguns passos simples e rápidos.

Tenha em mãos:

• Uma resistência nova (verifique as especificações no manual de instrução do chuveiro, marca e modelo);
• Uma escovinha para limpeza;
• Chave de fenda (para alguns modelos de chuveiro);
• Uma lixa pequena;
• Um pequeno alicate.

Instalação (passo a passo)

1. Verifique se o chuveiro está, de fato, queimado, deixando a água cair por alguns segundos. Feche, desligue o disjuntor e ligue novamente. Repita o processo e cheque se a água está esquentando. Esse processo é feito porque, em alguns momentos, a água não enche o compartimento do chuveiro e o diafragma (responsável pelo apoio aos pontos elétricos e acionamento da corrente elétrica) não sobe, impedindo que os pontos toquem a parte superior do chuveiro, que é conectada à rede de energia.

2. Certifique-se de usar calçados com solado de borracha para prevenir choques elétricos, isolando o corpo em relação ao solo. Desligue o disjuntor geral.

3. Desmonte o chuveiro, desenroscando o espalhador e retirando a tampa. Alguns chuveiros podem exigir o uso da chave de fenda nessa fase. Cuidado para não danificar a borracha que fica entre a câmara e a tampa, pois ela serve para garantir o fechamento sem que haja risco de vazamento.

4. Antes de colocar a nova resistência, considere fazer uma limpeza na câmara, principalmente nos contatos, e no espalhador, usando a escovinha e a lixa. Caso hajam orifícios entupidos, desobstrua-os com um alfinete.

Rodolfo Alfredo Martin/Divulgação
5.
Verifique a posição da resistência queimada. A nova resistência deve ser colocada na mesma posição. Note que ela possui uma parte maior e uma menor. Isso significa que há uma forma específica de ser aplicada nos contatos. Pode-se notar um trecho maior entre contatos, onde será aplicada a parte maior da resistência, e um menor, onde será aplicada a parte menor correspondente.

6. Retire a resistência queimada com o alicate e encaixe a nova nas extremidades dos contatos e na canaleta (ou guia).

7. Com a resistência nova posicionada, remonte o chuveiro com a câmara, tampa e espalhador.

8. Antes de ligar o disjuntor, abra o chuveiro e deixe a água cair por alguns segundos (como no processo feito inicialmente para verificar se o chuveiro estava queimado). Isso faz com que o ar seja retirado da câmara e esta, por sua vez, seja preenchida com água. Esse processo é importante para evitar que a nova resistência também venha a queimar. Após o enchimento da câmara, ligue a chave geral e movimente a chave do chuveiro para a posição inverno. Verifique o aquecimento da água.

Dicas e curiosidades

A chave inverno/verão é responsável por regular o trecho da resistência que será percorrido pela corrente elétrica. Enquanto na posição verão toda a resistência é ativada, permitindo mais espaço para a circulação dos elétrons, esquentando menos a resistência, na posição inverno apenas parte dela é ativada, permitindo menos espaço para os elétrons percorrerem, fazendo com que se choquem mais uns aos outros, deixando a resistência mais quente, elevando a temperatura da água.

Ao manipular qualquer componente elétrico, não o faça com a palma da mão. Utilize, no primeiro momento, apenas as costas da mão, pois se estiver com a mão aberta sobre o componente energizado, os músculos contrairão, fazendo com que os dedos agarrem à peça.

Ao recolocar o chuveiro no cano, vede-o com fita veda rosca a fim de evitar vazamentos.

O fio terra, presente nos chuveiros elétricos, é de cor verde ou verde/amarelo, e deve ser cuidadosamente manipulado e recolocado na mesma posição, pois é ele quem atenua o risco de choque elétrico.

Fonte: Leroy Merlin

Tags: dicas

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600
 
Marcus - 15 de Julho às 19:02
Poderiam ter o cuidado de colocar na foto de capa um chuveiro elétrico!!!!

Últimas Notícias

ver todas
12 de julho de 2023
10 de julho de 2023