Dicas simples

Aprenda soluções caseiras para limpar estofado de cadeiras de maneira fácil

Seu conjunto de cadeiras estofadas pode ficar com aspecto envelhecido se não receber uma limpeza adequada, por isso, invista em soluções caseiras

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 26/11/2021 13:00


Aprenda soluções caseiras para limpar estofado de cadeiras de maneira fácil - Freepik Aprenda soluções caseiras para limpar estofado de cadeiras de maneira fácil

 
Você já deu uma olhadinha no estofado da sua cadeira da sala de jantar? Hoje em dia existem muitos serviços de limpeza de estofado, inclusive com impermeabilização. Entretanto, há soluções caseiras que podem deixar os assentos como novos. Enfim, confira neste artigo como limpar estofado de cadeira. 
 
Afinal, quem nunca derrubou vinho ou molho na cadeira, não é mesmo? Além disso, a peça também se suja com as nossas atividades do dia a dia, pois chegamos da rua e já sentamos, ou ainda, deixamos crianças e pets brincarem nos estofados. 
 
Por essa razão, aprenda agora segredinhos para deixar sua cadeira sempre limpa. 
 

Mantenha a limpeza diária com aspirador 

 
Não adianta limpar a cadeira e as poltronas apenas uma vez por semana. O interessante é realizar uma limpeza diária. Comece usando o aspirador de pó para evitar o acúmulo de poeira que adentra à sua casa. 
 
Assim, você evitará manchas e aquela sujeira mais resistente na cadeira de camurça. Contudo, se você tem cadeira de couro, aproveite para passar um pano seco e limpo para eliminar qualquer resquício de poeira. 
 

Confira a etiqueta com as orientações do fabricante 

 
Antes de sair fazendo as suas receitas caseiras para limpar cadeira de tecido, é importante saber o que pode e o que não pode. Dessa maneira, preste atenção às orientações do fabricante na etiqueta. Verifique o seguinte: 
 
  • letra P: a limpeza deve ser feita a seco; 
  • letra W: a lavagem pode ser úmida;
  • letra F: a limpeza deve ser feita por equipe profissional. 
 
Portanto, siga as orientações, pois limpar estofado de cadeira corretamente pode aumentar a vida útil da sua mobília. 
 

Como limpar estofado de cadeira com bicarbonato e vinagre 

 
Para limpar cadeira de tecido de maneira que ela fique com aspecto novo, você pode se valer da famosa combinação de bicarbonato de sódio com vinagre. Anote a receita: 
 
  • use meio copo de vinagre de álcool, uma colher cheia de bicarbonato de sódio, meio copo de álcool e uma colher de amaciante; 
  • misture tudo e coloque em um borrifador; 
  • use a mistura logo em seguida para aproveitar bem a reação química entre os produtos;  
  • use uma escova com cerdas macias para esfregar o tecido da cadeira; 
  • passe um pano úmido com água para retirar o excesso; 
  • deixe secar no sol ou utilize um secador. 
 

Como limpar estofado de cadeira com água e sal 



Você sabia que o sal tem propriedades de absorver muitas substâncias? Então, a dica para limpar o estofado de cadeira é polvilhar um pouco de sal sobre os lugares mais sujos da cadeira e, na sequência, jogar um pouco de água morna. 
 
Depois disso, esfregue um pouquinho e deixe a solução agindo de um dia para o outro. Então, apenas passe um pano limpo para finalizar e retirar o excesso de sal. 
 
Aprenda soluções caseiras para limpar estofado de cadeiras de maneira fácil - Freepik Aprenda soluções caseiras para limpar estofado de cadeiras de maneira fácil
 
 

Como limpar estofado de cadeira com água e detergente

 
Essa dica é bastante simples. Você deve pegar duas xícaras de água fria e uma colher cheia de detergente neutro. Aliás, prefira o neutro porque os demais podem causar manchas no tecido da cadeira. 
 
Assim, utilize a mistura para esfregar levemente o estofado. Neste caso, utilize apenas um pano ao invés de escova. Depois de tirar bem a sujeira, passe um pano úmido apenas com água para finalizar. 
 

Como limpar estofado de cadeira de couro, courino ou napa 

 
Como o couro, o courino ou a napa usados no revestimento de cadeiras e poltronas são impermeáveis, é interessante usar apenas uma solução de água e sabão neutro para a limpeza. Neste caso, é recomendado escolher um pano grosso para passar a mistura e retirar bem os resquícios de sujeira. 
 
E se a sua cadeira for de camurça, utilize a mesma solução, já que ela é bastante eficiente para limpar o revestimento sem causar danos ao tecido. Aliás, quando se tem cadeira de camurça é importante fazer a limpeza pelo menos semanalmente, mas passando uma escova macia para preservar o tecido. 
 

Gostou de nossas dicas? 

 
Agora que você sabe como limpar estofado de cadeira em casa, de um jeito simples, aproveite para conferir outras dicas de limpeza e organização que estão disponíveis no portal Lugar Certo. 
 
Não deixe de conferir o conteúdo sobre como limpar estofado de sofá, para deixá-lo com aspecto de novo assim como suas cadeiras.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
12 de julho de 2023
10 de julho de 2023