Roupas

Aprenda 7 truques para tirar mofo de roupas com muita facilidade

O mofo se forma em lugares úmidos e se espalha rapidamente. Por isso, veja nossas dicas de como afastar esse problema no guarda-roupa

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 13/01/2022 13:00 / atualizado em 13/02/2023 18:21


Como tirar mofo de roupa - Freepik Como tirar mofo de roupa

 
Como tirar o mofo da roupa? Afinal de contas, não há nada mais frustrante do que pegar uma roupa para vestir e encontrá-la com manchas de mofo
 
Não precisa descartar a peça, pois há várias maneiras que vamos ensinar neste conteúdo para você recuperar sua roupa preferida e sem manchas. Acompanhe! 
 

Por que as manchas de mofo se formam? 

 
Muitas casas são construídas sem o devido projeto de impermeabilização. Assim, a umidade acaba atingindo paredes e pisos. Ela então atinge os guarda-roupas da casa e afetam os tecidos das roupas. 
 
Assim, formam-se bolinhas de bolor e mofo que rapidamente se espalham. Os fungos gostam de lugares úmidos, escuros e quentes. 
 
Além de estragar as roupas, o mofo pode aumentar as crises alérgicas nas pessoas que já têm sensibilidade a esses agentes. 
 
Por essa razão, é fundamental impermeabilizar a casa no momento da construção. 
 
Mas se isso não é possível ou se você mora de aluguel em uma casa antiga, o jeito é deixar as janelas abertas o maior tempo possível para permitir a circulação de ar. 
 

Acompanhe 7 dicas para acabar com o mofo das roupas 

 
Agora, anote algumas receitinhas caseiras para livrar suas roupas do mofo. Veja a seguir. 
 

1. Água sanitária

A água sanitária só pode ser usada com roupa branca. Então, separe a peça e coloque de molho em uma solução com 1 litro de água sanitária e 1 xícara de açúcar. Ou então, misture 100 ml de água sanitária e 5 litros de água. Depois é só enxaguar bem e usar o amaciante da sua preferência. 
 

2. Leite 

O leite é indicado para tecidos mais delicados. Sendo assim, esquente um copo de leite ou mais e despeje sobre a mancha. Espere o leite agir e, assim que a mancha clarear, você pode lavar a roupa com as demais peças. 
 

3. Vinagre 

Você poderá usar o vinagre de álcool de duas maneiras. A primeira é indicada para manchas de mofo mais fracas. Aplique o vinagre diretamente no tecido e esfregue com a ajuda de outro pano. Depois, deixe a roupa secar e lave normalmente com as demais peças. 
 
Já a segunda dica é voltada para manchas mais resistentes. Você pode fazer uma mistura de água e vinagre e colocar as peças de molho por 20 minutos. Após esse período, é só lavar como de costume. 
 

4. Bicarbonato de sódio 

O bicarbonato de sódio é um coringa na limpeza de casa. E você também pode usá-lo para tirar manchas de bolor das roupas. Nesse sentido, pegue um litro de água e uma colher cheia de bicarbonato. Misture a peça de roupa e ferva no fogão. Depois disso, é só lavar com as demais peças e finalizar com amaciante. 
 

5. Alvejante 

O alvejante é uma solução para pessoas que não gostam de receitas caseiras. Neste caso, deixe a roupa em uma solução com alvejante e depois complete a lavagem. Só evite os alvejantes com cloro, pois eles podem manchar a roupa. 
 

6. Limão 

Você sabia que o limão é um alvejante natural? Então, pingue algumas gotas de limão na parte do tecido afetada e deixe exposto ao sol por algumas horas. Logo depois, lave e seque. 
 

7. Vodka 

Por incrível que pareça, a vodka também é usada para tirar manchas de mofo e bolor de roupas. Basta colocar um pouco da bebida no lugar afetado e esperar secar, completando a lavagem. 
 

Afinal, como evitar mofo nas roupas?

 
Basicamente, os conselhos para evitar bolor e mofo nas roupas são deixar a casa bem arejada e colocar antimofo dentro de guarda-roupas. Veja também como organizar o guarda-roupa
 
Isso porque, mesmo que você tire a mancha, elas podem voltar ao guardar as peças novamente no mesmo local. 
 
Além disso, você pode tomar outras precauções, como: 
 
  • Ter cuidado na hora de guardar as roupas, evitando guardá-las ainda úmidas; 
  • Cuide bem do guarda-roupa, passando álcool ou vinagre na parte interna durante as faxinas; 
  • Abra o guarda-roupa, pelo menos, uma vez ao dia para que ele fique bem arejado; 
  • Não encoste o guarda-roupas diretamente na parede, mas deixe um espaço de 2 cm entre ele e a parede; 
  • Ao tomar chuva, chegue em casa, tire a roupa e já coloque em um balde com água ou lave no mesmo dia; 
  • Roupas que não são usadas com frequência podem ser embaladas em um saco a vácuo;
  • Ao limpar a casa, limpe também o guarda-roupa. 
 
Para concluir, agora que você aprendeu truques de como tirar mofo de roupa, é hora de colocar em prática os nossos conselhos e ter suas roupas com jeito de novas. 
 

O que achou das dicas?

 
Que tal agora conferir o artigo sobre como secar roupas em apartamento? Você pode continuar no portal Lugar Certo e curtir os conteúdos sobre organização, dicas de limpeza e de decoração.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
12 de julho de 2023
10 de julho de 2023