Cozinha

Saiba como escolher a torneira ideal para a pia da sua cozinha

A torneira vai interferir diretamente na praticidade na hora de preparar os alimentos e lavar as louças

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 16/02/2022 13:00


Como escolher a torneira ideal para cozinha - Freepik Como escolher a torneira ideal para cozinha

 
Como escolher a torneira certa para a pia da cozinha? Esse item é de extrema importância, pois vai garantir mais praticidade, agilidade e elegância a esse ambiente tão especial. Por essa razão, pesquise sobre os principais modelos e avalie qual deles é o mais adequado para o seu projeto, orçamento e desejo. 

Lembre-se, no entanto, que a torneira da pia da cozinha não deve ser marcada apenas pelo design, mas sim pela funcionalidade. Aliás, é preciso escolher um modelo que atenda às necessidades de toda a família em termos de durabilidade, vazão da água, economia da água, instalação e manutenção. 

Então, vamos às dicas? Acompanhe a seguir os principais tipos e como escolher a torneira certa para a sua cozinha. 

Veja os tipos de torneira mais comuns 


O mercado de materiais de acabamento é realmente muito diverso. Nesse sentido, há vários modelos de torneira para cozinha, desde as mais simples às mais sofisticadas. Veja a seguir alguns deles. 

Convencional

Esse tipo de torneira tem apenas saída de água fria. Ela pode ser instalada diretamente na pia ou na parede. É o tipo mais simples, porém, possui vários formatos que podem combinar com a sua cozinha. 

Com misturador

A torneira com misturador possui dois registros, sendo que o morador pode controlar a temperatura da água entre a fria e a quente. 

Monocomando

Esse tipo de torneira também permite a regulagem da temperatura da água, porém, tem apenas um comando. Dessa maneira, basta girar o regulador para os lados para ter água quentinha ou fria para lavar os utensílios. 

Gourmet

O modelo de torneira gourmet costuma ser o destaque dos projetos de cozinha devido ao seu design mais moderno. Porém, não é apenas a estética que conta. Essa torneira permite direcionar o jato de água e tem arejador que promove a economia de água. 

Eletrônica

Esse modelo possibilita controlar a temperatura da água de forma gradual. Além disso, contém luzes de LED para identificar a temperatura mais facilmente. Algumas delas vêm equipadas com arejadores. 

Escolha entre as torneiras de mesa ou de parede 


Outro detalhe interessante na escolha da torneira é que ela pode ser instalada diretamente na bancada da pia ou na parede.

Mas tudo vai depender do projeto de encanamento da casa. Dessa maneira, lembre-se de acertar esse detalhe com o responsável pela obra. Ou, se preferir, refaça a instalação durante uma reforma. 
 
Torneira para cozinha - Freepik Torneira para cozinha
 

Verifique se prefere torneira de plástico ou de metal 


Você precisará também escolher o material de fabricação da torneira. Afinal, há modelos de plástico bastante resistentes e mais baratos que a torneira de metal. 

Entretanto, o plástico costuma ter um design mais simples e pode apresentar-se mais frágil com o uso diário. 

Já o equipamento de metal tem miolo de latão e ligas mais resistentes, ademais, possuem acabamento em metal cromado, deixando a sua torneira mais resistente à corrosão. 

Defina o tamanho ideal da torneira 


Defina o tamanho da torneira para não se arrepender após a instalação. Isso porque a torneira pode ficar muito alta, respingando água, ou então muito baixa, dificultando o manuseio de panelas e alimentos a serem preparados. 

Nesse sentido, a dica é manter a torneira a uma distância de 6 centímetros da parede e entre 40 a 60 centímetros de altura da cuba. Então, capriche na escolha e faça medições para garantir que está levando o melhor produto. 

Confira a pressão da água 


A pressão da água também é muito importante para assegurar mais praticidade na hora da utilização. Por essa razão, verifique com o responsável pela obra qual é a distância entre a caixa d’água e a torneira. 

Isso porque, conforme o índice do MCA (Metros de Coluna de Água) essa distância deve ser de, no mínimo, 4 MCAs para garantir uma boa vazão da água. 

O que achou das dicas para escolher a torneira certa para a sua cozinha? 


Afinal, esse item deve ser de qualidade para proporcionar uma boa utilização. A dica agora é continuar acompanhando os conteúdos do portal Lugar Certo. Você pode ler também como evitar erros na hora de reformar a cozinha
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
12 de julho de 2023
10 de julho de 2023