Antiquedas

Veja 8 dicas para deixar a casa mais segura e facilitar a vida dos idosos

Redobre os cuidados quando tiver pessoas idosas morando na residência. Afinal, as quedas podem causar sérias consequências

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 02/03/2022 14:40 / atualizado em 02/03/2022 14:48


Reprodução

 
O que fazer para evitar quedas de idosos em casa? Infelizmente, esse é um problema muito comum. Lembrando que a queda pode causar sérias consequências, além de afetar o estado físico e psicológico na terceira idade. 

Então, como ter uma casa segura para idosos? É bom frisar que 56,6% dos óbitos acidentais de pessoas idosas são ocasionados por quedas. Isso segundo o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde. 

Ademais, o nosso corpo sofre um declínio natural com o passar dos anos. Dessa maneira, nossos reflexos e sentidos ficam mais lentos. Outro detalhe importante é quando o idoso sofre de alguma doença que dificulta a locomoção, como o Mal de Parkinson que deixa o andar mais lento. 

Nesse sentido, para saber como facilitar a vida do idoso, deixando a casa segura e permitindo a sua autonomia e independência, confira as 8 dicas deste conteúdo. 

Instale barras de apoio em pontos importantes 


As barras de apoio são centrais para se ter uma casa segura para idosos. Você sabia que entre 8 acidentes com idosos em casa, 5 são no banheiro
Afinal de contas, piso molhado na área do banho é um risco para pessoas de qualquer idade. Por essa razão, contrate um profissional para instalar barras de apoio dentro do box e próximo ao vaso sanitário. 

Tenha cuidado nas escadas 


Assim como o banheiro, as escadas também são pontos de alerta. Por essa razão, se você mora com um familiar idoso em casa com escada, lembre-se de verificar como está a segurança do local. 

Assim, você deve instalar corrimão, fita antiderrapante e sinalizadores de piso para deixar a escada mais segura para os anciãos. Além disso, certifique-se que não há pontos molhados nem brinquedos miúdos de crianças que possam provocar um escorregão. 

Adapte os banheiros 


Quais recomendações para banheiro seguir com parentes idosos em casa? Primeiramente, providencie tapetes antiderrapantes para evitar tropeços. Além disso, instale barras de apoio, como foi dito inicialmente. O banheiro escorregadio é um convite às quedas, por isso, tenha atenção redobrada neste espaço. 

Mantenha os fios fixos nas paredes


Cabos e fios de equipamentos eletrônicos espalhados pelo chão são um grande risco. Isso porque, como muitos idosos andam a passos lentos, podem se atrapalhar com os fios e caírem. 

Por esse motivo, tome o cuidado de prendê-los na parede ou deixá-los inseridos nos móveis. Dessa maneira, você garante mais segurança para idosos e os outros moradores. 

Evite tapetes na casa 


Os tapetes podem até deixar a casa mais bonita e confortável. Contudo, eles oferecem riscos aos parentes da terceira idade. 

Sendo assim, a dica de especialistas é não usar tapetes em casa. Os grandes devem ser evitados porque as beiradas deixam um desnível em relação ao piso. Já os pequenos podem deslizar ou se enrolar nos pés dos idosos.  

Portanto, se a sua dúvida é o que fazer para evitar quedas, elimine os tapetes! 

Prefira móveis com pontas arredondadas 


Uma simples batida pode causar uma lesão nos idosos, já que a pele é mais sensível e menos resistente. 

Enfim, opte por móveis com pontas arredondadas na hora de renovar a decoração. Ou, se os móveis já estão comprados, aplique cantos de silicone na mobília. Aliás, esses adaptadores podem ser comprados facilmente em materiais de construção. 

Mantenha a casa bem iluminada 


As pessoas idosas podem ter a visão comprometida. Por essa razão, é importante atentar-se para o projeto de iluminação

Nesse sentido, instale pontos de luz no rodapé e conte com um abajur ao lado da cama do familiar idoso. Outra dica é deixar a casa bem iluminada durante o dia, sem cortinas pesadas nas janelas. 

Tome cuidado com os animais de estimação 


E, para finalizar, tenha cuidado quando os idosos estiverem na presença de animais de estimação. 

Os pets podem se entusiasmar na brincadeira e derrubar o familiar idoso. Além disso, eles podem deixar brinquedos pequenos espalhados, e o idoso tropeçar. 

Outra dica importante é evitar mobília e piso da mesma tonalidade dos animais, já que os idosos podem se confundir e ser vítimas de quedas. 

Gostou das recomendações de casa segura para idosos? 


Você pode acompanhar também o nosso conteúdo sobre como deixar a casa segura para crianças

Aqui no portal Lugar Certo você encontra notícias sobre decoração, organização, limpeza, “faça você mesmo” e jardinagem. Boa leitura!
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
12 de julho de 2023
10 de julho de 2023