Bem servir

Mesa posta: saiba quais são os tipos de taça e para que serve cada uma

Para cada bebida, há uma taça ideal. Ela possibilita apreciar melhor o sabor e deixa a mesa mais bonita e elegante

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 11/05/2022 13:00 / atualizado em 11/05/2022 15:03



 
 A taça ideal favorece a experiência de saborear uma bebida. - Freepik A taça ideal favorece a experiência de saborear uma bebida.
 
Afinal, qual é a melhor taça? A resposta depende do tipo de bebida. Isso porque água, vinho, suco, cerveja e drink têm recipientes específicos. Na hora de montar a mesa, saber escolher bem a taça é um dom. Portanto, tire suas dúvidas neste guia que preparamos para você.

Muita gente pode achar que é frescura, mas não é. A taça ideal favorece a experiência de saborear uma bebida. As papilas gustativas da língua podem ser estimuladas de jeitos diferentes conforme a taça. 

Na ponta da língua temos o doce, nas laterais o ácido e o salgado. E, para finalizar, no final da língua sentimos o amargo. Portanto, a taça é desenvolvida para despertar esses sabores e deixar a mesa posta bonita.

Tipos de taça para água 


A água não tem cor nem sabor. Mas nem por isso pode ser colocada em qualquer taça. Nesse sentido, existem recipientes apropriados. Portanto, saiba os tipos de taça e para que serve.

De modo geral, a taça ideal para água é parecida com a de vinho, embora tenha a borda maior. Mas ela também pode ser servida com copo sem haste. 

Na hora de montar a mesa posta, lembre-se da posição da taça de água: ela deve estar à esquerda da taça de vinho. 

Tipos de taças para café


Quem disse que café pode ser consumido apenas em xícara? Afinal, a taça para café também faz muito sucesso nos buffets. 

Nesse sentido, a taça ideal para café apresenta uma base mais espessa para o café permanecer quente. Além disso, ela pode conter uma alça para evitar que o usuário queime a mão. 

Ela foi desenvolvida, primeiramente, por uma parceria entre a Nespresso e a Riedel, visando uma melhor degustação do café, a bebida mais consumida no mundo após a água. 

Tipos de taças para vinho


Como existem vários tipos de vinho, também existem vários tipos de taças. Quem é bom apreciador dessa bebida sabe que é preciso valorizar o sabor e o cheiro, sendo assim, uma taça de vinho ideal deve respeitar essas características da degustação. 

  • Vinho tinto: as taças possuem haste longa e bojo mais largo e arredondado. Para o vinho tinto, as mais comuns são as taças Bordeaux e Borgonha. 

  • Vinho branco: as taças são menores, também têm a haste longa, porém o bojo é mais comprido e estreito. Essa mesma taça pode ser usada para o consumo do vinho rosé.  
Mas se você ficar em dúvida, a dica é usar a taça ISO, que serve para todos os tipos de vinho. Além disso, você deve se atentar ao material, que pode ser de cristal ou de vidro. Lembrando que é fundamental que a taça de vinho seja transparente para apreciar a cor da bebida. 
 
A taça é desenvolvida para despertar esses sabores e deixar a mesa posta bonita.
 - Freepik A taça é desenvolvida para despertar esses sabores e deixar a mesa posta bonita.

Tipos de taças para cerveja


Assim como o vinho, a cerveja também se apresenta em vários formatos e, por isso, é importante saber o melhor tipo de taça. Por essa razão, é importante conhecer os tipos de cerveja mais consumidos no Brasil. Entre eles estão: Pielsen, Malzbier, Dunkless Bock, Vienna, American Pale Ale, Indian Pale Ale e Weizenbier. 

Para todas elas, no entanto, a taça tulipa é a mais utilizada. Mas se você quer lembrar as típicas festas alemãs, prefira a caneca, que é ideal para consumir cervejas do tipo Pielsen e Vienna. 

Mas também temos a taça flauta, que é usada para consumir cervejas mais refinadas, enquanto que a taça ISO (também usada para vinhos) é uma taça coringa que serve vários tipos de cerveja. 

De qualquer maneira, não se esqueça de um detalhe importante: a espuma, que ajuda a manter a temperatura da cerveja e evita a oxidação que altera o sabor da bebida. 


Tipos de taça para champanhe


Comemorar uma conquista com champanhe já é algo comum, por isso, acertar na escolha da taça é essencial. 
Lembre-se que o champanhe deve ser servido gelado. Portanto, a taça deve ter uma haste longa. Também é necessário que o recipiente favoreça o perlage, que são as borbulhas formadas pelo gás carbônico. 

Sendo assim, as taças mais usadas são nos modelos flûte (flauta) e tulipa, sendo esta última mais indicada por conservar o sabor da bebida. 

E se você for servir espumante, saiba que a taça pode ser a mesma. Lembrando que a taça ideal para espumante deve ter haste longa, corpo longo e boca estreita. 

Tipos de taças para drinks


Os drinks alcoólicos ou não fazem sucesso nas confraternizações. Por essa razão, faça a escolha certa da taça. Confira! 

  1. Taça coquetel: ela tem o formato em Y e também é chamada de taça Martini, sendo ideal para doses pequenas. 
  2. Taça coupette: ela também é chamada de taça Margarita. O seu uso está associado ao coquetel feito com tequila e com a borda crustada com sal e limão. 
  3. Taça copa balloon: é mais conhecida como a taça de gin, sendo seu corpo grande e arredondado, com a boca larga e a haste longa. 
  4. Taça escandinava: é o tipo de taça ideal para drinks sem álcool e com frutas. O seu corpo é acinturado, sua base arredondada e a boca estreita.
  5. Taça irish: é parecida com a taça para café, sendo perfeita para servir coquetéis quentes, como compostos de chás e chocolates. Normalmente tem alça lateral para evitar queimadura nos dedos. 

E, então, qual é a sua bebida preferida para escolher a sua taça ideal? 

Continue com a gente no portal Lugar Certo e leia também como montar uma mesa posta. 

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
12 de julho de 2023
10 de julho de 2023