Bem-estar

Saiba como funciona a aromaterapia e como aplicar essa técnica na sua casa

A terapia pelo aroma vem dos anos 20, na França, e ainda é praticada para promover o bem-estar de você e da sua casa

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 17/05/2022 13:00 / atualizado em 17/05/2022 13:26


 O olfato tem um papel fundamental na nossa saúde mental e até mesmo física - Freepik O olfato tem um papel fundamental na nossa saúde mental e até mesmo física

O cheirinho da terra molhada após a chuva e do cafezinho fresco coado na hora são alguns dos aromas que nos remetem a boas lembranças. Portanto, o olfato tem um papel fundamental na nossa saúde mental e até mesmo física. Pensando nisso, foi desenvolvida a aromaterapia. Quer saber como aplicá-la na sua casa? 

Para alcançar boas vibrações e ter um ar mais tranquilo e sereno no lar, conhecer as técnicas de aromaterapia para casa é muito importante. Sendo assim, se você quer investir nessa linha de tratamento alternativo acompanhe este post até o final, pois traremos dicas valiosas. 

O que é aromaterapia? 


A aromaterapia é um tratamento holístico usado em diferentes doenças, desde as físicas às emocionais. 

Ela consiste, portanto, no uso de óleos essenciais. Eles liberam cheiros capazes de desencadear sensações e sentimentos que ajudam a curar ou prevenir enfermidades. Tudo isso sem a ingestão de medicamentos. 

Aliás, a Associação Brasileira de Medicina Complementar (ABMC) aborda a aromaterapia como um procedimento curativo. O olfato, por sua vez, é o canal principal da conquista do bem-estar. 

Como é feito o tratamento da aromaterapia? 


O sistema límbico, também conhecido como cérebro emocional, capta odores através do sentido do olfato. Esses aromas captados são capazes de provocar reações que evitam ou curam enfermidades do corpo e da mente. 

É baseada nisso que a aromaterapia surgiu em meados de 1928 na França. Em poucos anos, ela conquistou adeptos em outras partes do mundo.

A aromaterapia utiliza, basicamente, os óleos essenciais. Eles, por sua vez, são extraídos das plantas que possuem ativos químicos geradores da sensação de bem-estar. 

Quando a aromaterapia para casa é adotada, os ganhos são perceptíveis. Acredita-se que é possível melhorar as energias dos diferentes cômodos e, consequentemente, dos moradores. 

Como usar a aromaterapia em casa?


O aroma dos óleos essenciais pode ser exalado pela casa por diferentes meios. Confira alguns deles a seguir. 

  • Difusor de varetas: é o meio mais comum. Você pode misturar 3 colheres (sopa) de óleo essencial, 2 de álcool e 150 ml de água. Depois, colocar tudo dentro de um recipiente e acrescentar as varetas, que devem ser viradas periodicamente. O líquido dura cerca de 3 semanas. 
  • Banho de imersão: se você tem banheira, ofurô ou hidromassagem em casa, pingue de 7 a 12 gotas de óleo essencial na água do banho. Sinta-se relaxado e à vontade. 
  • Colar aromático: você pode adquirir um colar aromático em lojas especializadas e pingar de 2 a 3 gotas em um algodão que será depositado no colar. O produto solta a fragrância no decorrer do dia. 
  • Escalda-pés: pegue uma bacia com água morna e coloque 15 gotas de óleo essencial e 1 colher (sopa) de óleo vegetal. Banhe os pés na mistura e relaxe. 
  • Inalação: a dica é pingar 3 gotas de óleo essencial em um lenço e deixá-lo sempre por perto. 
  • Massagem: e que tal uma massagem relaxante com 120 ml de óleo vegetal misturados a 50 gotas de fragrância calmante? Use a mistura nas massagens. 
  • Roupas de cama: para dormir tranquilo, pingue 2 gotas de óleo essencial no travesseiro e 4 no lençol antes de se deitar. 
 
A aromaterapia é um tratamento holístico usado em diferentes doenças, desde as físicas às emocionais. 
 - Freepik A aromaterapia é um tratamento holístico usado em diferentes doenças, desde as físicas às emocionais.
 

 Como usar a aromaterapia nos diferentes cômodos? 

Se você quer adotar a aromaterapia para casa, acompanhe as dicas de como usar os aromas em diferentes cômodos. 

  • Sala de estar: os aromas mais indicados para este ambiente são os cítricos (limão e tangerina, por exemplo), pois eles combinam com ambientes alegres. 
  • Quarto: para deixar o quarto mais relaxante, use rosa branca, lavanda ou aloe vera. Já para dar aquele clima romântico, prefira os óleos essenciais de rosa e sândalo. 
  • Cozinha: o espaço pede cheiros ligados à culinária. Portanto, use óleos essenciais de laranja, manjericão, canela ou cardamomo. 
  • Banheiro: o banheiro pede um perfume mais delicado. Por isso, a dica é usar aromas herbais, como menta e pinho. 
  • Home office: na sua estação de trabalho ou estudos, é preciso ter concentração. Sendo assim, a dica é usar óleo essencial de limão ou alecrim.

E, então, você curtiu as dicas de aromaterapia? Que tal colocá-las em prática? Veja no vídeo abaixo uma receita simples de como fazer óleo essencial de laranja e deixe a sua casa mais perfumada:



Mas antes veja mais dicas de bem-estar no portal Lugar Certo. Aqui você pode ler também o conteúdo sobre como fazer velas aromáticas incríveis. 

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
12 de julho de 2023
10 de julho de 2023