Limpeza

Dicas infalíveis para tirar pelo de gatos espalhados pela casa

Os felinos deixam nossa casa mais alegre, mas também cheias de pelo. Por isso, veja como se livrar desse incômodo

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 22/09/2022 14:46


Foto: Freepik - Foto: Freepik

 

Quem tem gato em apartamento ou em casa sabe que terá pelos espalhados por todos os cantos para nos lembrar deles a cada instante. Mas não precisa ser assim. Você pode adotar algumas medidas para evitar pelo de gato espalhado. 

Além dos cuidados com a limpeza, você pode escovar seu gato com escova especial para remover pelos mortos. Afinal, os bichinhos ficam mais calmos recebendo esse carinho, enquanto a casa fica com menos fios. 

O que usar para tirar pelo de gato do sofá? 

Os gatos de apartamento amam um sofá confortável. Como eles dormem, em média, de 12 a 16 horas por dia, eles passam a maior parte do tempo no sofá.  Sendo assim, é nessa peça que você tem que se concentrar para remover os pelos. 

Confira alguns objetos e eletroeletrônicos mais usados

  • Aspirador de pó: o equipamento é mais assertivo até que a vassoura. Isso porque ele pode ser usado no tapete, no carpete, no sofá e na cama. 
  • Luvas: você pode usar luvas de limpeza, daquelas com pontinhos salientes nas pontas dos dedos e nas palmas das mãos, para passar no sofá. Aliás, a solução é ótima para quando você precisa limpar rapidamente o estofado para a chegada de uma visita. 
  • Pano úmido: o pano úmido também é uma ótima opção, pois basta umedecer um pano em água e passar na superfície do sofá, especialmente se ele for de suede. 
  • Rolo adesivo: eles são facilmente encontrados em supermercados. Basta passar pelo assento, encosto e braços do sofá para remover os pelos. Depois é só retirar a parte colante. 
  • Escova macia: uma escova para estofados também é útil para retirar pelos de gato em apartamento. Enfim, se não tiver uma escova, você também pode usar uma esponja do lado áspero. 

Como tirar pelo de gato do lençol?

Mas se o seu bichano prefere dormir nas camas, é bem provável que os lençóis fiquem cheios de pelo. 

Por essa razão, você pode remover o excesso de fios antes de colocar as roupas de cama na máquina de lavar. 

Nesse sentido, use uma fita adesiva larga para enrolá-la em uma das mãos, com o lado colante para cima, e passe em toda a extensão do lençol. Você verá que sairá bastante pelo, então, é só repetir a operação até o lençol ficar mais limpo. 

Como remover pelos de gato de cobertores?

Contudo, quando os pelos do gato em apartamento estão grudados nos cobertores, é um pouco mais difícil. Mas você pode pendurar o cobertor sobre o encosto de duas cadeiras unidas. 

Depois disso, bata uma vassoura macia no cobertor até cair bastante pelo. Após esse procedimento, lave o cobertor na lavadora com bastante amaciante. 
 
Foto: Freepik - Foto: Freepik
 

O que fazer para tirar pelo de gato de apartamento?

Para quem tem mais de um gatinho em casa, é difícil evitar que os móveis fiquem repletos de pelo. Isso porque os bichinhos costumam pular de um móvel para outro quando estão brincando ou treinando rotas de fuga, ou seja, ficam correndo pela casa como se estivessem escapando de um predador. 

Então, mãos na massa para remover o pelo de gato de apartamento que caem nas superfícies. 

Você deve pegar uma esponja nova, umedecê-la em água e passar do lado abrasivo. Logo após, lave a esponja e repita a operação. 

Como lavar cobertor de gato? 

Mas se o seu gatinho tem seu próprio cobertor, na hora de fazer a higiene, lave apenas com detergente neutro. 

Afinal, o produto tem ação antibactericida. Assim, você pode bater um pouco o tecido para remover o excesso de pelo e colocá-lo na máquina. 

Assim, é só ajustar o ciclo da máquina conforme a etiqueta do cobertor e completar a lavagem. 

Como limpar fezes de gato da roupa? 

Agora, se o pet fez cocô sobre alguma roupa, não se preocupe. Você só precisa remover as fezes e lavar a peça. 

Para remover totalmente o mau cheiro, coloque a roupa em uma solução com vinagre e água, ou ainda com uma porção de bicarbonato de sódio. 

Embora bicarbonato e vinagre borbulhem um pouco, não precisa se preocupar, pois eles fazem juntos a higienização da roupa, removendo a sujeira e o odor. 

Gostou das dicas? Para continuar limpando a casa do jeito certo, leia o conteúdo sobre dicas de eletrodomésticos que vão te ajudar na faxina.

E continue lendo os conteúdos do portal Lugar Certo, pois trazemos dicas de limpeza, decoração, jardinagem e bem-estar.

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
12 de julho de 2023
10 de julho de 2023