Embora as festas juninas sejam atualmente comemoradas dentro de um contexto cristão, sua origem é pagã.
Segundo relatos históricos, elas aconteciam em um período de mudanças no clima, época em que findava a primavera e iniciava o verão no norte global, por volta do dia 24 de junho.
Considerada uma festa tradicional, aprender como fazer uma festa junina infantil, se tornou tarefa prazerosa e esse tema pode ser usado para diferentes fins.
Seja para organizar festa de aniversário ou mesmo para proporcionar aos pequenos uma oportunidade de festejar com seus amigos, as comemorações juninas são um charme.
Além disso, a organização é bem simples e você pode até mesmo reaproveitar materiais que já tem em casa. Veja algumas dicas para te ajudar.
Festa junina infantil: conheça agora as 5 dicas para te ajudar
1. Defina quantidade de convidados, data e local
Definir a quantidade de pessoas é essencial para uma boa organização e para que seus convidados sejam bem servidos.
Informações como data e hora são fundamentais para que você possa começar a organizar sua festa junina. Após definir, é hora de pensar no convite.
Não se esqueça de informar data, local, horário e tempo de duração, e, se necessário for, acrescente também ponto de referência para facilitar a chegada à festa.
2. Escolha o cardápio
Não há como negar que a variedade de pratos que podem ser servidos nas festas juninas, tanto doces quanto salgados, é enorme.
No entanto, quando falamos em comidas para festa junina infantil é preciso focar nesse público e escolher as refeições que as crianças mais apreciam.
Por isso, algumas sugestões são: cachorro-quente, buraco quente, pastel frito, caldo de mandioca e outros sabores, pipoca doce e salgada, maçã do amor, pé de moleque, paçoquinha, canjica, milho cozido, entre outras delícias que variam de acordo com a região em que você mora.
3. Não se esqueça da decoração
Uma boa decoração de festa junina pede itens que caracterizam o espaço de uma forma rústica, mas também alegre.
Você pode usar a sua criatividade montando itens decorativos utilizando, por exemplo, a parte interna dos rolos de papel higiênico e papel color set colorido para formar pequenas fogueiras.
A juta, assim como a chita, são tecidos bastante usados para compor a decoração. Elas podem ser cortadas em forma de bandeiras de tamanhos variados para decorar mesas, cadeiras, paredes e demais locais que você quiser decorar.
Além disso, as guloseimas que serão consumidas também podem compor a decoração da mesa principal, ressaltando ainda mais o clima junino.
4. Organize as brincadeiras
As brincadeiras típicas e a dança de quadrilha são parte integrante das festas juninas. Por isso, escolha uma pessoa bem animada para direcionar esse momento.
Não se esqueça de avisar os convidados sobre o traje. Sua festa ficará muito mais característica se todas as crianças forem vestidas a caráter.
Para deixar tudo ainda mais animado, não esqueça de escolher uma playlist com músicas caipiras e que animam a festa.
Não se esqueça das prendas. Elas podem ser oferecidas aos ganhadores e também como brinde nas brincadeiras, tais como pescaria.
5. Providencie uma lembrancinha da festa junina
Oferecer uma lembrancinha de festa junina para as crianças é uma forma de agradecer pela presença.
Portanto, não se esqueça de providenciar algo para que elas possam levar para casa.
Uma dica excelente são copos personalizados.
Eles são úteis para as crianças durante a festa e também em casa, pois são duráveis e ainda contribuem para a preservação do meio ambiente, evitando o uso de plástico descartável.
Já começou a organizar sua festa junina infantil?
Colocando essas 5 dicas em prática para organizar sua festa junina infantil, certamente tudo será muito mais tranquilo.
Além desse conteúdo que você está lendo, queremos te convidar para aprender também 5 dicas para organizar uma festa junina barata e inesquecível.
No Lugar Certo, você encontra assuntos que vão te ajudar no seu dia a dia e nas mais diferentes ocasiões. Por isso, venha sempre nos visitar e conferir as novidades.
.