Seu sonho é ter uma casa com uma parede de tijolinho para deixar a decoração mais bonita? Mas você fica pensando em quanto ficará caro contratar mão de obra, quebrar parede e conviver com a bagunça da reforma? Então confira como fazer uma parede fake com muito mais praticidade e rapidez.
É bom lembrar que a parede de tijolinho é bastante versátil. Ela combina muito com uma decoração industrial e moderna. Mas se receber uma tinta branca fica romântica e clássica.
Então, vamos às dicas para transformar aquela velha parede da sua casa!
Parede de tijolinho com tinta
Esse é o método mais simples. Você vai precisar de tinta, esponja, cordão, fita adesiva, régua, giz e um pedaço de papelão.
Primeiramente, corte a esponja no formato de um tijolinho. Aproveite para arredondar as pontas para o acabamento. Depois é hora de medir o espaço na parede. Para isso, utilize o cordão e a fita adesiva.
Deixe, portanto, o espaço de um dedo entre um tijolinho e outro. Agora, aplique a tinta na esponja, limpe o excesso no papelão e carimbe na parede, seguindo as medidas previamente acertadas.
É só esperar secar para colocar sua mobília e aqueles quadros que você adora!
Parede de tijolinho de isopor
Essa opção exige um pouco mais de trabalho que a anterior.
Vá às compras: você vai precisar de folhas de isopor de 8 mm, estilete, régua, cola de isopor, fita crepe, ferro de solda e tinta para parede.
O primeiro passo é fazer os moldes de isopor medindo 20 por 8 centímetros utilizando a régua. Depois, corte com a ajuda de um estilete.
A dica especial é usar um ferro de solda para fazer os desníveis no isopor e deixá-lo mais realista. O passo seguinte é colar todos os tijolinhos de isopor na parede. Para isso, utilize fita crepe e cola de isopor para fixar bem. Lembre-se de deixar um espaço de respiro entre os tijolinhos fake.
Por último, passe a tinta escolhida, de preferência branca, a fim de dar aquele ar romântico.
Parede de tijolinho de EVA
O EVA é um material muito versátil e que pode ser usado numa linda parede de tijolinho fake. Então, veja a lista de compras:
- folhas de EVA;
- cola de contato;
- tinta de parede;
- pincel para pintar a parede;
- recipiente para misturar a tinta na água;
- cartolina, régua, fita métrica, tesoura e lápis.
Primeiramente, faça os cálculos de quantos tijolinhos de EVA você vai precisar. Uma sugestão, neste caso, é usar 14 por 6 centímetros.
Lembre-se de reservar 0,5 cm de distância entre os tijolinhos de EVA.
É hora de usar a cartolina fazendo o molde. Depois disso, corte as folhas de EVA e prepare-se para colá-las na parede com a utilização da cola de contato. Após essa etapa, pinte a parede renovada com a sua cor escolhida.
Parede de tijolinho de papelão
Da mesma forma como você utilizou o EVA, utilize o papelão. Afinal de contas, o material é de fácil acesso e também resistente para renovar sua parede.
Nesse sentido, reúna uma quantidade grande de papelão, faça as devidas medições, prepare os pedacinhos e comece a aplicação.
Neste caso, a única diferença é que você pode passar um pouco de argamassa nos cantos do papelão para que as ondulações internas não fiquem aparecendo. Para finalizar, passe a tinta que você deseja no acabamento.
Parede de tijolinho com argamassa ou massa corrida
A dica aqui é fazer toda a medição na parede, ou seja, desenhe os tijolinhos conforme você deseja o resultado final. Em seguida, passe fita crepe em todas as divisões a fim de fazer a delimitação.
O próximo passo é preparar a argamassa ou a massa corrida conforme orientação do fabricante. Passe na parede de baixo para cima, tomando cuidado para não remover a fita crepe. Após passar o produto, espere cerca de 20 minutos e retire a fita crepe. Aguarde mais um dia para secar completamente e aplicar a tinta desejada.
Esse processo garante um resultado mais robusto, embora não possa ser removido com facilidade como na dica do EVA ou do papelão.
Para concluir, a parede de tijolinho fake é um verdadeiro encanto e pode renovar todo o cômodo ou apenas uma parede que você deseja destacar.
Gostou das dicas?
Esperamos que essas dicas tenham sido úteis para você.
Aproveite e confira outros conteúdos de DIY (Do it yourself ou Faça você mesmo) do portal Lugar Certo.
Entre eles estão as dicas de como fazer parede de drywall.
.