Mercado imobiliário

Saiba como alugar um apartamento ou uma casa sem precisar de fiador

Existem algumas opções para alugar imóvel sem fiador; por isso fique atento às dicas e confira quais são os seus direitos como inquilino

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 03/09/2021 13:00 / atualizado em 03/09/2021 12:58


Saiba como alugar um apartamento sem ter um fiador - Freepik Saiba como alugar um apartamento sem ter um fiador

Você está pronto para alugar uma casa ou apartamento, mas se depara com a exigência da imobiliária em apresentar um fiador? Muitas vezes, não temos ninguém para indicar e corremos o risco de perder o imóvel desejado. Mas saiba neste conteúdo como alugar imóvel sem fiador e se preparar para a mudança. 

Primeiramente, é bom esclarecer o que é um fiador. A palavra vem do latim “fidere”, que significa “confiar”. E é justamente isso que um fiador faz, pois em caso de inadimplência, ele tem que assumir as despesas da locação. 

Na maioria das vezes, o fiador é um parente ou amigo próximo que está disposto a lhe ajudar nesse processo. Nesse sentido, o fiador é o recurso mais utilizado no mercado imobiliário. Afinal de contas, não traz custos para o locador ou o proprietário. 

Mas para ser fiador é importante cumprir alguns requisitos, como: 

  • ter renda mensal três vezes superior ao valor do aluguel; 
  • não ser fiador de outro imóvel; 
  • possuir um imóvel próprio como garantia; 
  • não ter o nome no Serasa, SPC ou outros. 
 
Entretanto, diante do fato de não encontrar ninguém disposto a ser o seu fiador, conheça outras possibilidades, como as listadas abaixo. 

Como funciona o seguro-fiança?


O seguro-fiança é um tipo de seguro em que você contrata uma seguradora, paga o prêmio estabelecido e garante o pagamento do aluguel por parte da seguradora, caso você não tenha condições de assumir as mensalidades.
 
Dependendo da cobertura escolhida, a seguradora paga o aluguel, o condomínio, o IPTU e outras taxas. 
 
É bom ficar claro que é o inquilino quem assume as custas do seguro, sem direito a reembolso. Em termos de valores, ela custa cerca de um aluguel e meio por ano. 

Como funciona o depósito caução? 


O depósito caução é o mais utilizado quando se pesquisa sobre como alugar imóvel sem fiador. 
 
Ele funciona da seguinte forma: o inquilino deposita o valor referente ao aluguel de três a 10 meses em uma conta poupança, em comum acordo com o proprietário. 
 
Ao final do contrato, se o inquilino cumprir com as suas obrigações, ele pode ter o reembolso. A desvantagem desse modelo é dispor de dinheiro no ato do contrato e reavê-lo apenas após alguns anos, mas logicamente, com o acréscimo dos juros da poupança. 

Como funciona o título de capitalização? 


E então como alugar imóvel sem fiador com um título de capitalização? Essa escolha também é bastante usada, afinal, não é preciso comprovar renda nem depender de terceiros.
 
O inquilino deve ir até uma empresa especializada em títulos de capitalização. O valor do título dependerá da negociação com o proprietário e a imobiliária. Por consequência, o inquilino realizará o pagamento. O título, portanto, poderá ser usado para o pagamento dos aluguéis em caso de inadimplência. Além disso, após o término do contrato do aluguel, o inquilino poderá vender o título a algum interessado. 

Para concluir, existem mecanismos de como alugar imóvel sem fiador e ainda assim ter vantagens para os dois lados: de inquilino e proprietário. Mas é preciso ficar atento às condições e escolher o melhor caminho. 

Gostou do artigo?


Aqui no portal Lugar Certo você recebe dicas de locação, venda, decoração e reforma. Fique por dentro acessando os nossos conteúdos. 
 
Que tal ler agora sobre direitos e deveres do inquilino?
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
26 de maio de 2023
25 de maio de 2023