Dicas - Madeira na construção civil

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 21/11/2006 12:53
Gladyston Rodriguês/Especial para o EM
TIPOS DE MADEIRAS MAIS USADOS

PARA MÓVEIS
- Compensado - Uma das maneiras em que pode ser encontrado é a de uma placa (de ótima resistência), formada por folhas de madeiras coladas umas às outras. Importante notar que os veios das folhas devem ser sempre dispostos em direções cruzadas uns aos outros, visando equilibrar tensões e reduzir riscos de empenamento. Ademais, existe também o compensado tipo sarrafeado, com miolo maciço. As madeiras usadas nos compensados em geral são pinho, cedro ou jequitibá.
- MDF - O MDF (Medium Density Fiberboard) é uma chapa de fibra de média densidade, na qual, por um processo de alta temperatura e pressão, fibras de madeira são aglutinadas por resinas sintéticas. Para a obtenção das fibras, a madeira é cortada em pequenos cavacos que, em seguida, são triturados por equipamentos denominados desfibradores. Basicamente, usa-se o pinus reflorestado e selecionado para confecção de tais painéis.
- Aglomerado - Trata-se de chapas homogêneas (sem veios ou nós) com excelente resistência ao
empenamento, resultantes de partículas de madeiras impregnadas com resinas sintéticas sob a ação de pressão e de calor. Não raro, o aglomerado pode ser observado revestido com lâminas de madeiras nobres (como o mogno, por exemplo), bem como com folha de papel e resina.

PARA CANTEIROS DE OBRA
- Madeira roliça - Usada em construções simples para fazer andaimes e escoramento de lajes e
vigas.
- Pontaletes - Madeira de pinus ou cedrinho, de terceira categoria, seca ao ar, espessura mínima de 7,5cm.
- Tábuas e sarrafos - Madeira de pinus, cedrinho ou equivalente, de terceira categoria, seco ao ar, corretamente serrada ou de bitola quase uniforme. Pode-se tolerar nós firmes não frouxos em duas faces. Espessura de 2,5cm, brutas ou aparelhadas em casos especiais. Largura padronizada: 30 cm, podendo-se pedir de 25 cm, 20 cm e 15 cm. Sarrafos de 10 cm e 5 cm de largura.

PARA PISOS
- Aplicação de madeira na construção ou revestimento de pisos é uma das técnicas mais antigas usada para aquecer e dar conforto aos ambientes.

ASSOALHOS
- Feitos de réguas de madeira maciça, que podem ter comprimento, espessura e larguras variáveis, conforme a necessidade e a geometria. Geralmente, essas tábuas são aplicadas diretamente sobre o
contrapiso (piso sem acabamento) e fixadas por barroteamento (pequenos pedaços de madeira
embutidos no cimento ao nível do piso, nos quais serão aparafusadas ou pregadas). Lateralmente, as peças são encaixadas de modo a não deixar qualquer espaço vazio. A colocação pode ser feita também em diagonal e até mesmo de maneira mista, dependendo da capacidade de quem o faz.

LAMINADOS
- São réguas resinadas de cerca de 8mm de espessura (existe uma enorme variedade de pisos
laminados), que tentam reproduzir artificialmente os padrões da madeira. São fixadas entre si por
colagem e encaixe, em geral,coladas diretamente no piso preparado, mas também podem ser colocadas sobre um assoalho já existente, dependendo das condições encontradas.

TACOS
- São pequenas placas de madeira maciça com tamanhos variáveis, encaixadas e coladas entre si,
geralmente aplicados diretamente sobre o contrapiso. Pode-se escolher o tipo e cor dos tacos, permitindo desenhos e nuances na composição.

PARQUETES
- Constituem-se em placas compostas por pequenos grupos de tacos colados, formando uma espécie
de mosaico. Colados diretamente sobre o contrapiso, por melhor que sejam as colas, sempre existirá a possibilidade de descolagem. Pode-se escolher o tipo de madeira e cor (que são muito
variados), permitindo desenhos e nuances na composição do piso.

ESQUADRIAS
- Toda esquadria deve receber seladora para sua proteção antes da pintura ou verniz. Portas, batentes e guarnições, principalmente, devem ser guardadas na posição horizontal em local seco. Se forem apoiadas em pé, empenarão.
- Só retire as cunhas e travessas existentes em suas esquadrias quando já estiverem fixadas e o
cimento bem seco.
- O vão da parede onde sua esquadria será fixada, deverá ser maior que a esquadria, não podendo
ser forçada ao encaixar.
- Verifique se a sua esquadria ficou perfeitamente ajustada e no prumo.
- Ao chumbar o batente, não coloque as cunhas com muita pressão, evitando o movimento do batente. Siga corretamente as instruções para que suas esquadrias funcionem perfeitamente após a fixação, evitando problemas de articulação.
(Fonte: http://www.fazfacil. com.br/Madeira.htm)

SAIBA MAIS

Problemas mais comuns e soluções:

BURACOS
Para sumir com buracos feitos pelos insetos, o melhor é fazer pequenos palitos ou lascas da mesma madeira. Colocar cola dentro dos buracos, a seguir enfiar os palitos com força, deixar secar. Depois de seco cortar os palitos junto à tábua e lixar.

MARCAS E NÓS
Marcas feitas na madeira por objetos pontudos podem ser retiradas da seguinte maneira: coloque um pano molhado sobre o local marcado, depois passe um ferro elétrico bem quente sobre o pano, até que a marca desapareça. Alguns nós da madeira continuam deixando correr resina. A solução é a retirada do nó e, no seu lugar, colar uma peça redonda feita da mesma madeira.

RACHADURAS E FENDAS
Para uma rachadura numa ponta da tábua, colocar cola branca no local, depois enfiar uma cunha feita da mesma madeira e no formato da rachadura, e apertar bem, no sentido horizontal. Esperar secar, cortar o excesso e lixar qualquer diferença. Para colocar uma cunha de madeira em outra madeira seca ou rachada e não correr o risco de rachar ainda mais, faça o seguinte: coloque a cunha (pedaço) em água fervente e ainda quente antes de embutir na outra madeira.

RISCOS E ARRANHÕES
Quanto mais macia a madeira, mais marcada pode ficar com um golpe de uma cadeira ou a queda de um objeto mais duro sobre ela. Para retirar uma marca, quanto mais rápida for a ação, maior a chance de sucesso. Comece por retirar o polimento ou verniz do lugar onde foi feita a marca. Faça uma boneca (prepare uma bola pequena de algodão ou pano, coloque dentro de um pano macio e torça, podendo mesmo dar um nó para que fique firme e fácil de manipular). Prepare com cuidado um recipiente com água fervente. Molhe a boneca nessa água e aplique em cima da marca. Tenha cuidado para que não escorra em outros lugares, pois poderá manchar uma parte do móvel que está perfeita. Não deixe a água esfriar, é muito importante que esteja todo o tempo fervendo, vá aplicando até que a marca tenha desaparecido. Deixe secar espontaneamente (pelo menos 12 horas). Depois de bem seco, passe uma lixa fina para conseguir o nivelamento da região afetada com o resto da madeira em volta. Dê um acabamento.

COMPENSADO OU FÓRMICA DESCOLADA
Se descolou uma parte, levante com cuidado para não quebrar. Tente retirar toda a cola já existente no local descolado. Pode raspar com uma faca afiada, espátula ou usar água bem quente para amolecer a cola. Depois de secar ou limpar o local, passe cola PVA nas partes a serem recoladas, junte e mantenha a pressão com grampos ou outro meio (um peso etc.) e espere secar por 24 horas, num ambiente seco.

FUNGOS, BROCAS E CUPINS

Prevenir é o remédio. Para isso, as madeiras novas devem ser protegidas com um dos vários produtos específicos existentes no mercado. Devem ser aplicados em toda a madeira ou conjunto de madeiras (cadeiras, camas, mesas etc.) conforme indicação do fabricante. A aplicação normalmente é feita com pincel, em todos os lados do objeto. Trabalhe numa área ventilada, longe de crianças e animais domésticos. Proteja os olhos, as mãos e vias respiratórias, pois esses produtos são muito tóxicos. Prestar muita atenção às recomendações dos fabricantes.

FUNGOS
Exposição ao sol e à chuva são os principais fatores para o aparecimento de grandes quantidades de fungos, que apodrecem e empenam a madeira. Alta umidade e calor também colaboram. A melhor solução para madeiras expostas são os vernizes, fáceis de aplicar com pincel, isolam e protegem com grande elasticidade, acompanham a dilatação e retração da madeira. A manutenção também é extremamente fácil, uma vez que se aplica uma nova camada sobre a anterior. Os vernizes, em geral, já contêm inseticidas e fungicidas.

BROCAS
Podem atacar todo tipo de objeto em madeira e papel, fazendo verdadeiras avenidas no interior de moveis ou livros. A indicação de que há brocas é o aparecimento de areia e poeira junto ao objeto infestado.

CUPINS
O cupim se instala na madeira seca e uma das poucas maneiras de saber que ele esta lá é pelo aparecimento de camada de pó de madeira. Qualquer objeto pode estar infestado pelos cupins, portas, rodapés, móveis, forros etc. Na madeira úmida ou molhada (enterrada), o cupim é mais difícil de ser descoberto, pois tanto podem ter seu ninho feito com terra acima como abaixo do piso, mas uma maneira eficaz é verificar se existem sinais de terra fresca em armários de áreas úmidas, como na cozinha, banheiro, área de serviço, caixas de interruptores ou tomadas, rodapés etc. Se for descoberta uma infestação e a injeção do produto não for possível no local, é melhor buscar ajuda de um profissional da área. Nos casos mais graves de infestação, deve-se injetar o inseticida nos próprios orifícios abertos pelos insetos, até ficarem saturados, ou fazer vários furos com uma broca bem fininha e injetar o produto adequado, com a ajuda de uma seringa comum. Depois espere secar bem. Para a aplicação desses produtos a madeira deve estar limpa, seca e livre de qualquer tipo de acabamento. Depois de 10 dias, se a infestação continuar, repita a operação.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023