Nós, do setor da construção civil, acreditamos que a proposta do governo é uma oportunidade singular para Belo Horizonte, principalmente porque sua expansão já alcançou praticamente todas as fronteirasE a Região Norte, onde está sendo erguida a nova sede do governo, é uma das áreas que ainda tem como ser explorada.
Num passado recente, ela recebeu algumas obras que se tornaram referência, especialmente nas proximidades do antigo Curtume Santa Helena, onde hoje estão o Minas Shopping, o Minas Casa Shopping e o Hotel Ouro MinasA partir dessas construções, o mercado imobiliário ensaiou um crescimento com novos prédios, mas a expansão por ali não foi tão vigorosa como hoje ocorre com a Zona Sul em direção a Nova Lima.
Agora, com a nova sede administrativa, prevista para ficar pronta em 2010, acreditamos que essa situação vá se modificarAfinal, um volume tão grande de recursos sendo aplicados e a vontade política de fazer as coisas ocorrerem devem estimular empreendedores a voltar seus olhos e aplicações para a região, bem como devem incentivar a população a ocupar aquele espaço urbano.
Em relação a isso, uma boa notícia foi divulgada há exatos 20 dias pelo governador, quando liberou um aporte adicional de R$ 72 milhões para intervenções viárias que beneficiarão a Linha Verde e o entorno, e o acesso ao Centro AdministrativoDe acordo com o anunciado, serão investidos R$ 40 milhões em dois túneis de 140 metros de extensão e 20,5 metros de largura, a serem construídos na MG 010, para facilitar o acesso à sede do governo; R$ 12 milhões no recapeamento da Avenida Cristiano Machado e R$ 20 milhões na melhoria daquele entorno com obras de saneamento, urbanização, lazer, preservação do meio ambiente e outras a serem definidas em parceria com as comunidades locais.
Na mesma ocasião, o governador comunicou que está em entendimento com a Casa Civil e com o presidente Lula para iniciar uma parceria público-privada para o avanço do metrô em uma linha que iria do Vilarinho até o Centro Administrativo, para facilitar e melhorar a mobilidade até a regiãoE para facilitar o deslocamento dos servidores para o novo local de trabalho, o governo está estudando a possibilidade de implementar ônibus expressos saindo dos bairros onde atualmente a maioria deles vive para isso, a Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão estaria realizando um levantamentoAté mesmo a construção de residências para os funcionários públicos é uma possibilidade, segundo a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig).
Na minha opinião, devemos enxergar essa grande obra com uma visão de desenvolvimento regional, pois a partir do momento em que se fazem investimentos em infra-estrutura, inicia-se a atração de novos empreendimentos comerciais e residenciaisE mais, o crescimento organizado da região que é o que se pretende deverá irradiar riqueza também para municípios da Grande BH, como Vespasiano, Santa Luzia, São José da Lapa, Confins, Ribeirão das Neves e outras.