Escritório dentro de casa

O mundo moderno transformou o conceito de home-office. Hoje, é possível aproveitar qualquer canto para trabalhar em casa, com soluções planejadas e organização

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 17/04/2009 19:04
Gladyston Rodrigues/Ao Cubo Filmes
No mundo moderno, a variedade de profissões, os arquivos virtuais, a internet e a conexão wireless são alguns dos fatores que permitiram transformar os modelos de atuação profissional. Neste cenário, seja buscando mais liberdade, qualidade de vida ou para ficar mais perto da família, trabalhar em casa se tornou uma boa opção para muitas pessoas. Com isso, toma forma o novo conceito de home-office, tão importante que arquitetos e designers já reservam lugar para ele. Os escritórios domésticos contemporâneos são versáteis, funcionais e, também possíveis em espaços menores, aparecem cada vez mais como um cantinho de concentração e menos como um ambiente inteiro. Em imóveis maiores, um cômodo pouco utilizado pode servir, mas qualquer mudança requer planejamento, e organização é fundamental.

Logo que se formou na faculdade, a servidora pública Juliana Christo, de 37 anos, montou um escritório em sua casa em Belo Horizonte. Agora, com o nascimento dos filhos, não abre mão do conforto de sempre estar por perto, mesmo trabalhando. Mas, garante, acumula mais horas de serviço do que se fosse contratada regular de alguma empresa. "Estava procurando melhor qualidade de vida. Pela janela, fico observando um gramado. Apesar de não ser um espaço muito grande, é bastante funcional. Agora que ampliei uma parte da casa, vou montar um escritório maior". No projeto do home-office de Juliana, a arquiteta e designer de interiores Andrea Buratto planejou uma entrada independente, opção para quem mora em casa. A bancada em T serve para o computador, com braços reguláveis e ergonômicos para o teclado e mouse, fax, impressora e telefone, em uma parte e, em outra, sobra espaço para espalhar documentos, papéis, escrever. Há ainda lugar para outro lap top. No caso da servidora, que atua na área de direito, estantes e móveis suspensos cobrindo as paredes foram a solução para abrigar os livros. "Para dar um toque especial, a mesa, em madeira e vidro, traz detalhes coloridos", ressalta a arquiteta.

Para montar um escritório, o primeiro passo é definir qual parte da casa será utilizada. "Pode ser a sala de jantar, televisão, de estar. Outro cômodo muito fácil de ser transformado em home-office é o quarto de empregada, tirando a porta que dá para a área de serviço e abrindo para a sala, porque geralmente eles estão na mesma parede. Ou até mesmo reservar algum cantinho pode ser uma opção. O quarto de dormir não é muito bom, já que é ambiente de relaxamento, apenas quando for muito espaçoso. Mas, no máximo, um lap top", orienta Andrea Buratto. É recomendável que não seja um lugar barulhento, mas não muito isolado, continua. O tamanho depende da profissão: advogados têm muitos livros e precisam de mesas grandes para espalhar processos e documentos, arquitetos e engenheiros precisam de bancadas para rabiscar e desenhar projetos, e, para um webdesigner, o escritório é quase apenas o computador.

Bancadas colocadas na parede têm substituído bem as mesas, criando um espaço definido onde pode ser colocado um armário, com porta de correr, abrigando os equipamentos eletrônicos que ficam fechados quando houver visitas (teclado, impressora, CPU, telefone). "Na sala, um móvel com rodízios pode ser um bom apoio. Em ambientes pequenos, pode ser o mesmo móvel para colocar televisão, aparelhos de som, e, ainda, o escriório, quando o profissional não vai trabalhar com clientes em casa". Para quem recebe clientes, é bom ter um cômodo definido, e, nesses casos, o quarto de empregada geralmete é o mais comum, para apartamentos. É aconselhável ainda montar o escritório longe da cozinha e perto de um lavabo. "Em casas, entrada independente é uma ótima saída", continua Andrea.
SXC.hu/Banco de Imagens

Móveis

A arquiteta também orienta atenção na escolha do mobiliário. Para evitar problemas de saúde, cadeiras devem ter regulagem de altura e profundidade no encosto e nos braços. A mesa deve possuir espaço suficiente para apoiar o antebraço enquanto se digita. Entra aí a questão da ergonomia. Uma boa solução para não deixar bagunça é a verticalização do espaço com acessórios. Chapas moduláveis que vêm acompanhadas de itens como porta-disquetes, porta-canetas, porta-pastas suspensos, porta-CPU, bandejas, ou prateleiras e móveis suspensos para quem tem muitos livros são fáceis de instalar e muito práticos. Gaveteiros também ajudam a organizar melhor pastas, papéis, documentos, e painéis de recados e tarefas são outra dica para ter um bom ambiente de trabalho. Detalhes na decoração podem ser alcançados com nichos para enfeites, o diploma, ou uma obra de arte.

"Quanto às cores, branco demais dói a vista. Bége e gelo são possibilidade. O verde facilita a concentração, enquanto o amarelo agita os ânimos. É aconselhável optar por tons mais neutros, e cor nos detalhes, como no assento da cadeira, nos objetos de decoração", ressalta Andrea Buratto. O ambiente deve ser claro, o que é bem resolvido por iluminação fluorescente. Para os materiais, em relação aos móveis, a arquiteta cita o melamínico, a pedra e o vidro, de limpeza prática, a laca (com a desvantagem de arranhar facilmente) e o golfrato, pintura texturizada que imita o melamínico.

"Atualmente, a tecnologia facilitou tudo, deixou este espaço versátil, e não precisa ser em ambientes muito grandes. Antes, as pessoas precisam de arquivos grandes, hoje é tudo virtual. Basta um mesa, estantes e armários para livros e documentos pessoais", simplifica a arquiteta e designer Patricia Martinez. "Para quem mora sozinho, é fácil. O wireless permite trânsito no apartamento. Uma bancada, ou espaço em um cômodo são opções. O escritório fica espalhado pela casa. Em famílias, é preciso um local de silêncio. O home-office moderno se mostra cada vez mais como um cantinho, e menos como um ambiente reservado", conclui.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023