Assentamento deve ser perfeito

Forma de instalação das esquadrias favorece beleza do acabamento

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 11/05/2009 17:20
Roberto Barata, engenheiro: Roberto Barata, engenheiro: "Quando o cliente contrata a indústria de esquadrias, o assentamento fica por conta da fornecedora, que destacará profissionais para acompanhar o trabalho até o final"
O engenheiro Roberto Barata ressalta que o alumínio traz para a construção muito mais do que resistência e facilidade na instalação e ultrapassa a vantagem da demanda quase zero por manutenção. "Do ponto de vista estético, o mercado, que antes oferecia apenas a cor prata fosca, hoje apresenta uma variedade de alumínios em tons como branco e bronze amadeirado. Essas novas possibilidades de combinação encantam os arquitetos".

A própria forma de instalar as esquadrias, diz ele, favorece a beleza no acabamento. Enquanto no sistema que usa madeira e aço para fechamento de vãos há apenas quinas em que a porta ou janela será chumbada, no modelo que usa alumínio, há contramarcos travados internamente, com gabaritos que asseguram ângulos perfeitos. "Quando o cliente contrata a indústria de esquadrias, o assentamento fica por conta da fornecedora, que destacará profissionais para acompanhar o trabalho até o final".

A montagem das peças é feita em serralheria, onde as barras de alumínio são cortadas e montadas. A instalação é feita de várias maneiras. As mais usadas são com contramarcos que, segundo Adalton Pereira Figueiredo, proprietário da Esquadrias Minas Gerais, garantem resultado melhor. A opção menos indicada por ele é o uso de chumbadores, fixados diretamente na alvenaria. No caso do uso, são criadas estruturas especiais, para o material de fachadas.

O projetista José Carvalho Júnior destaca que há várias linhas de alumínio, que oferecem diferentes níveis de resistências e vários tipos de acabamento. "Mas, quanto à vedação, o alumínio por si só já atende de forma muito satisfatória a demanda, desde que seja usado o contramarco". O projetista ressalta que problemas no assentamento podem gerar vazamentos.

A escolha dos produtos, segundo o projetista José Carvalho Júnior, deve ser definida em projetos, levando em conta os tamanhos, os acabamentos desejados e a aplicação. "Normalmente o projeto das esquadrias é feito junto com o plano arquitetônico da obra, mas na execução do serviço se consegue uma variação em relação a modelos e linha estruturais, sem modificar a idéia original do projeto".

ESCOLHA DEFINE ACABAMENTO

O engenheiro Roberto José Barata alerta que a escolha das esquadrias deve indicar, inicialmente, a preferência entre as duas formas de acabamento utilizada nas peças. A finalização pode ser feita com anodização, restrita às cores prata e bronze, ou pintura eletrostática, com tons variados. Roberto Barata diz que, além das opções de cores, prefere as peças com pintura eletrostática, pela proteção maior e duração eterna que apresentam

Em caso de acidentes, diz o engenheiro, o reparo nesse tipo de pintura pode ser feito de forma quase caseira. As esquadrias de alumínio pintadas custam em média 10% a mais que as anodizadas, mas, na opinião do engenheiro, conquistam a preferência dos consumidores por todas essas facilidades.

Quando o assunto é a compra de esquadras de alumínio para a construção, uma economia que não dá certo, segundo o empresário do ramo Adalton Pereira Figueiredo, é a eliminação do contramarco da lista de material com a intenção de instalar as peças direto no vão. "Essas peças custam apenas 3% do gasto total com esquadria e fazem muita diferença na hora do assentamento".

O uso de esquadrias padronizadas ou especiais, segundo José Carvalho Júnior, também reflete no custo da obra. Ele explica que normalmente esquadrias padronizadas são peças mais simples e fabricadas com medidas padrão e em grande escala. Por isso a peça padrão é mais barata. Já as esquadrias especiais são fabricadas com medidas bem próximas dos parâmetros da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para a construção civil.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023