Últimos dias para inscrições em prêmio internacional para estudantes de arquitetura

Vencedores do II Concurso CBCA vão representar o Brasil em concurso na América Latina. Inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 31 de agosto

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 27/08/2009 18:47
CBCA/Divulgação
Terminam no próximo dia 31 de agosto as inscrições para o II Concurso CBCA para Estudantes de Arquitetura, promovido pelo Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA) para estudantes de arquitetura de todo o Brasil. Desta vez, o desafio é desenvolver projetos com soluções arquitetônicas que utilizem as múltiplas possibilidades do aço na construção de um terminal de passageiros de aeroporto em uma grande cidade, com população entre 500 mil e 1 milhão de habitantes. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site da entidade.

O resultado sairá em 18 de setembro e a equipe vencedora representará o Brasil no II Concurso de Projeto em Aço para Estudantes de Arquitetura 2009, promovido pelo Instituto Latino Americano de Ferro e Aço (Ilafa). Nesta edição, o concurso reunirá representantes de dez países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, México, Peru, República Dominicana e Venezuela.

O principal objetivo das duas premiações é promover e incentivar o conhecimento do aço como material básico da construção e seu desenvolvimento em uma concepção arquitetônica e estrutural apropriada. A gerente executiva do CBCA, Catia Mac Cord, explica que a proposta é mostrar a investigação em torno das potencialidades do aço, suas tecnologias e múltiplos usos e aplicações na área da construção (estruturas, vedações, aplicações, acabamentos etc.). "Queremos estimular o trabalho criativo dos estudantes de Arquitetura, levando as estruturas de aço ao limite de suas possibilidades, com base no conhecimento das propriedades do material", destaca.

Segundo ela, as equipes participantes do concurso deverão realizar uma investigação arquitetônica, a fim de determinar as características e localização ideais para a obra. As equipes deverão considerar a possibilidade de instalar o terminal em um lugar já existente ou em aeroporto que precise ser completamente renovado.

"Os aeroportos são cada vez mais indispensáveis e concorridos, com tráfego crescente. Sua necessidade não se discute. Entretanto, são instalações altamente controvertidas pela contaminação que geram ao se localizarem em áreas cada dia mais distante dos centros urbanos, muitas vezes em áreas rurais, por requererem terrenos de topografia plana o mais horizontal possível, longe de montanhas e bosques, e por seu impacto veicular nas zonas adjacentes", explica Catia Mac Cord.

Em sua primeira edição, em 2008, a premiação atraiu 40 equipes de todo o Brasil, que desenvolveram projetos para construção de um pavilhão de exposições e convenções. Seis alunos da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) foram os vencedores. A segunda colocação ficou com estudantes da Universidade Federal de Caxias do Sul (RS) e a terceira, para alunos da Universidade Federal de Viçosa (MG). A premiação ocorreu durante o Construmetal 2008 - Congresso Latino-Americano da Construção Metálica, em São Paulo.

Na segunda edição, os alunos integrantes das três equipes melhor classificadas receberão inscrições para o curso à distância Introdução ao Uso do Aço, promovido pelo CBCA, e todos os manuais técnicos, livros e revistas sobre construção metálica editados pela entidade. Os professores orientadores dos dois projetos melhor classificados também poderão acessar durante um ano todo o material disponibilizado pelo SCI (Steel Construction Institute). O regulamento e as bases técnicas para o novo concurso já estão disponíveis para download também no site do CBCA.


Serviço: II Concurso CBCA para Estudantes de Arquitetura - Inscrições:
www.cbca-iabr.org.br - Informações:cbca@iabr.org.br
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023