Estrutura durável, construção segura

Planejamento detalhado da fundação e do corpo das edificações é imprescindível para garantir qualidade aos imóveis. Procura de profissionais especializados evita problemas

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 13/09/2009 15:53 Júnia Leticia /Estado de Minas
"É bom ter um profissional capacitado acompanhando os serviços, de maneira que as especificações dos materiais sejam atendidas e os processos construtivos sejam executados de acordo com técnicas adequadas" - Dalmo Figueiredo, engenheiro, professor da UFMG
Muitos sonham com a possibilidade de ter um espaço só seu ou para a família morar com conforto e segurança. É possível até visualizar a planta da casa, o que terá dentro, piso, revestimentos, cores das paredes, janelas e móveis. Mas, até chegar nesse ponto, há uma questão fundamental: o cuidado com a estrutura antes mesmo de o projeto sair do papel.

Veja mais fotos de construção de fundações

Segundo o engenheiro civil e coordenador do curso de especialização em Construção Civil da Escola de Engenharia da UFMG, Dalmo Lúcio Mendes Figueiredo, um erro comum cometido em relação à segurança ao se começar uma obra de edificações de pequeno porte é subestimar as fundações. "Esse fato ocorre quando não há o acompanhamento de profissional habilitado. Outro erro é a produção inadequada de concreto que ocasiona uma resistência abaixo do mínimo necessário. Em ambos os casos, a consequência é o surgimento de patologias na edificação que poderão comprometer a durabilidade da obra", explica.

Leia a continuação desta matéria:
Material depende do projeto
Atenção à garantia

Mestre em engenharia de estruturas pela UFMG, especialista em projetos de estruturas pré-fabricadas de concreto e professora de estruturas de concreto e fundamentos tecnológicos do curso de arquitetura e urbanismo do Centro Universitário Izabela Hendrix, Ecídia Maria Pinto Soares diz que se deve sempre ter em mente a contratação de mão de obra adequada e a compra do material correto, não visando apenas ao custo e sim à segurança e qualidade. "Além disso, é necessário ter cuidado com o subsolo e a execução das contenções. Os problemas mais comuns que comprometem a segurança da estrutura estão relacionados com infiltrações, além de falta do estudo do subsolo e de inspeção e manutenção da edificação", acrescenta.

O material mais adequado para a edificação depende da proposta e da necessidade do cliente e do projeto arquitetônico, aliando o custo à qualidade. Para diferenciar os tipos de estruturas existentes, o especialista em engenharia de estruturas e diretor da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (Abece), Paulo Bedê, diz que é imprescindível a contratação dos serviços de um arquiteto. "É ele quem vai entender a demanda de cada um, qual é a sua disponibilidade de recursos e, baseado nessas informações, vai elaborar um projeto ou anteprojeto arquitetônico", comenta.
Preocupação com a saúde da edificação deve começar na preparação do terreno: técnicos recomendam estudo detalhado do subsolo para evitar futuras infiltrações - Fotos: Gladyston Rodrigues/Ao Cubo Filmes Preocupação com a saúde da edificação deve começar na preparação do terreno: técnicos recomendam estudo detalhado do subsolo para evitar futuras infiltrações

No caso de construções residenciais, sejam casas ou mesmo edifícios pequenos, em que há parede sobre parede e fachadas com poucas aberturas pode ser empregada a alvenaria estrutural. "No caso de edificações com vãos menores e grande aberturas ou fachadas envidraçadas, usaremos o concreto armado. A escolha do material estrutural é feita muitas vezes pelo arquiteto no seu projeto, dentro da sua concepção, de acordo com um esquema estrutural/construtivo".

COMPLEXO

A partir da definição de qual é o tipo de material mais adequado para se realizar a obra, o trabalho tem de ser direcionado conforme as outras especialidades profissionais necessárias para a execução de uma obra. "Há projetos de instalação hidráulica, paisagístico, estrutural. Enfim, em uma obra complexa são envolvidas até 20 especialidades", conta Bedê.

Todos os projetos concebidos por profissionais habilitados são essenciais à realização de uma edificação com segurança, como ressalta o professor da UFMG Dalmo Figueiredo. "Durante a execução, também é fundamental ter um profissional capacitado acompanhando os serviços, de maneira que as especificações dos materiais sejam atendidas e os processos construtivos sejam executados de acordo com técnicas adequadas", completa. Também é importante a contratação de profissionais que possam fazer as respectivas anotações de responsabilidade técnica (ARTs) de seus serviços, como diz Ecídia Soares.

Leia mais:
A engenharia invisível
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023