Medidas eficientes

Soluções arquitetônicas para o bom desempenho acústico devem ser pensadas desde a definição do local onde o empreendimento será implantado até a disposição do mobiliário

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 28/09/2009 19:09 Denise Menezes /Estado de Minas
Arquiteto Fernando Dutra afirma que é preciso investir em artigos de primeira para preservar o conforto acústico do imóvel - Gladyston Rodrigues/Ao Cubo Filmes Arquiteto Fernando Dutra afirma que é preciso investir em artigos de primeira para preservar o conforto acústico do imóvel
Um projeto arquitetônico eficiente prevê medidas para o bom desempenho acústico do imóvel. De acordo com especialistas, o conforto acústico deve ser levado em consideração desde a definição do local onde a construção será erguida. "Devem ser considerados, por exemplo, o posicionamento ideal em relação à rua, barreiras com vegetação ou estruturas físicas para bloquear o barulho que vem de lá, e a melhor disposição dos cômodos, de maneira que os ambientes mais privativos, como os quartos, fiquem resguardados ao máximo dos ruídos externos", observa o arquiteto Fernando Dutra, sócio da D&A Arquitetura.

Ele diz, entretanto, que as dificuldades para a implantação de soluções arquitetônicas para o conforto acústico de um empreendimento serão maiores quanto mais elevado for o número de unidades por pavimento. "Obviamente, em um edifício com dois, quatro ou mais apartamentos por andar, não haverá condições iguais de desempenho acústico, em função da própria localização diferente de cada unidade no empreendimento".

O arquiteto André de Paula Abreu, diretor da Sito Arquitetura, lembra que é preciso pensar também no posicionamento dos ambientes de permanência mais prolongada em relação às áreas sociais do edifício, sobretudo aquelas onde são realizadas festas e outras reuniões que envolvem grande aglomeração de pessoas. "É preciso ter cuidado com a disposição das plantas de implantação, distanciando essas áreas de uso coletivo dos apartamentos. Normalmente, as unidades dos andares inferiores são as mais prejudicadas. Mas um bom projeto preserva do barulho também essas unidades", explica.

DISPOSIÇÃO IDEAL

Outra preocupação, ressalta André, deve ser a de oferecer ao cliente um layout básico para a disposição do mobiliário. "Nos projetos que desenvolvemos sempre pensamos num layout básico de ocupação do apartamento tipo, com a disposição ideal dos móveis, que é demonstrado ao cliente pelo construtor ou incorporador no processo de venda do empreendimento. Nos quartos, por exemplo, a cabeceira da cama nunca deve estar encostada numa parede que faz divisa com o banheiro, para que os ruídos de uso, como o de um chuveiro, não incomodem quem está descansando", diz.

O ideal, inclusive, é evitar que as paredes dos quartos façam divisas com banheiros, seja do vizinho, seja da própria unidade. Segundo ele, é necessário pensar em uma planta em que a parede da cabeceira da cama de um quarto faça divisa com a parede da cabeceira da cama do quarto anexo. O mesmo cuidado deve ser tomado em relação à divisa com a cozinha. A cabeceira da cama nunca deve ser encostada numa parede da divisa com a cozinha, para evitar o ruído próprio daquele ambiente; barulho de água na pia e aquele produzido pelo manuseio de utensílios na bancada.

No projeto, afirma o arquiteto, também é possível a prevenção contra os ruídos gerados pelas instalações hidrossanitárias. "Shafts devem estar em vãos estrategicamente alocados, para não gerar ruídos percebidos, especialmente, nos quartos", recomenda, ao orientar que o posicionamento do fosso e da casa de máquinas dos elevadores também é determinante para o conforto acústico das unidades de um empreendimento. "O elevador gera dois tipos de ruídos, um produzido pela vibração gerada pelo seu deslocamento e outro pelo funcionamento do motor. Por isso é importante que alguns cuidados sejam tomados. A casa de máquinas, por exemplo, deve ser distanciada ao máximo de um quarto da cobertura".
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023