Ricardo Alfeu, diretor da RKM, aposta no uso de pastilhas feitas com casca de coco e pisos revestidos com monomassa japonesa, que provoca o mesmo efeito visual do granito"Além dos benefícios ecológicos ao se poupar os recursos naturais, a monomassa permite uma reposição mais fácilCaso haja algum dano, o reparo é simples e mantém o mesmo aspecto visual da primeira aplicação", defende ele
A empresa estuda o reaproveitamento de entulhos para fazer novos materiaisQuando possível, opta pela chapa feita de folhas do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa)Ela pode substituir o aglomerado feito de serragem e usado na fabricação de móveis e divisórias
Martha Leão, arquiteta da Construtora Patrimar, revela que a empresa tem feito estudos visando transformar os resíduos em matéria-prima para uma massa de concreto pobre, aquele usado em obras, mas que não precisa de grande resistência
"A cada novo empreendimento buscamos novas opções sustentáveis", diz elaA última novidade a ser introduzida é a descarga com dois botõesUm para liberar três e outro para seis litrosAinda com relação à economia de água, a Patrimar passará a instalar medidores individuais em cada apartamento, vai introduzir um sistema para aproveitar a água das chuvas e construirá um poço artesiano
Thiago Pedreira, gerente-geral de obras da Even em Minas Gerais, assegura não usar madeiras de procedência irregularExigimos sempre o Documento de Origem Florestal (Dof), que garante ser de reflorestamento
Durante a construção da fachada, Thiago opta por uma textura mineralizada totalmente reciclávelE com outro benefício: durante a aplicação, o material que cai no chão pode ser recolhido e reaplicadoPerda zeroOutra área onde se evitam perdas é com o piso elevado pré-fabricado"Fazemos um estudo antecipado e o piso já chega cortado nas medidas certas"
A Even conta ainda com o Programa de Desempenho Técnico de ObrasNele, os engenheiros que trabalham para a empresa devem apresentar uma proposta prática ambiental, que possa ser usada em todas as obras, visando a sustentabilidade"É um caminho sem voltaBasta perceber que 70% dos nossos clientes mais ativos, que têm entre 28 e 35 anos, buscam informações sobre as atitudes voltadas para o meio ambiente adotadas pela empresa", afirma