Prevenção é o melhor caminho

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 30/11/2009 12:48 Júnia Leticia /Estado de Minas
Eliene Ventura alerta para os riscos representados pelas trincas - Vedacit/Otto Baumgart/Divulgação Eliene Ventura alerta para os riscos representados pelas trincas
O engenheiro civil e delegado regional da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (Abece) em Belo Horizonte, Eduardo Henrique da Fonseca, diz que uma boa obra começa com projetos bem coordenados e totalmente compatibilizados, atendendo as solicitações do contratante. "Adotando-se esses procedimentos básicos, estaremos evitando patologias e vícios construtivos danosos às edificações", observa.

Além disso, é de grande importância a realização de inspeções periódicas nas edificações, por profissionais habilitados ou mesmo com alguma habilitação que possa detectar os primeiros sintomas das patologias. "Quanto mais cedo a patologia for detectada menor será a perda de desempenho da estrutura e mais simples e barata será sua recuperação", diz o delegado.

Segundo Eduardo Fonseca, as patologias de uma estrutura se manifestam de alguma forma e esses fenômenos são às vezes detectados pelos próprios usuários da edificação. "Muitas das vezes esses sintomas não são patológicos. Mas quando o são, geralmente encontram-se em estado avançado de desenvolvimento".

O delegado regional da Abece em Belo Horizonte ressalta que toda construção precisa ser conduzida por profissionais habilitados e qualificados, que devem seguir as normas de engenharia vigentes no país, para evitar problemas no resultado final.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023