No caso de instalações existentes, o correto é se fazer uma adequaçãoO que dificulta essa prática, na opinião da engenheira eletricista, é o custo e as interferências com as outras infraestruturas da edificação"Em um apartamento antigo, com certeza o circuito elétrico é constituído de dois fios, fase e neutro, que devem estar em uma tubulação, com diâmetro mínimo, muitas vezes em péssimas condiçõesPor isso, não adianta tentar passar o fio terra"
Para esse caso, há duas soluções, conforme Cláudia Deslandes: quebrar a parede e embutir uma nova tubulação com o diâmetro adequado ou colocar uma tubulação aparente, fixada externamente na parede"Esta, por ter uma aparência melhor, é mais caraMesmo assim, o custo é bem menor que a perda de uma vida e de um equipamento elétrico"
O valor para a execução da obra é variável e envolve projeto, orçamento e execução, tudo acompanhado por um engenheiro eletricista, como ressalta Cláudia Deslandes
Conjunto de providências na instalação elétrica que garante a transferência às partes metálicas acessíveis pelo usuário dos equipamentos energizados do potencial de terra do localAssim, o doutor em engenharia elétrica Ronaldo Kascher Moreira define o sistema de aterramento"Ele é necessário para a segurança humana porque a corrente elétrica, quando passa pelo nosso corpo, pode causar danos à saúde ou até a morte", enfatiza
Ronaldo Kascher explica que, para que a corrente elétrica passe pelo corpo é necessário haver uma diferença de potencial (ou voltagem) entre partes do corpo, em geral entre os pés e as mãosUm exemplo dado pelo professor é de choques que ocorrem quando se está tomando banho"Isto se dá porque a pessoa, que está molhada - o que facilita a circulação de corrente pelo corpo -, encostou uma das mãos no chuveiro que, por mau funcionamento, estava energizadoSe a instalação estivesse bem projetada e instalada, utilizando convenientemente o condutor terra, ela não seria eletrocutada".
TOMADA
Exigir a presença de um sistema de aterramento nas edificações, do contato de aterramento na tomada e do pino de aterramento no plugue dos aparelhos classe I - com carcaça metálica e isolação básica - é a medida técnica mais básica e necessária para evitar os efeitos perigosos, conforme o consultor do Procobre, Hilton Moreno