Organização e produtividade

Escolha do mobiliário de acordo com o espaço e finalidade garante melhor aproveitamento do escritório doméstico planejado

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postado em 15/02/2010 16:38 Júnia Leticia /Estado de Minas
A arquiteta Alicia Rodrigues recomenda para as bancadas do home office materiais quentes como madeira ou fórmica - Gladyston Rodrigues/Esp.EM/D.A.Press A arquiteta Alicia Rodrigues recomenda para as bancadas do home office materiais quentes como madeira ou fórmica
Para compor o ambiente, além da mesa e de cadeira, é essencial a colocação de armários de acordo com a atividade profissional, como conta a designer de interiores Andreza Ozores. "O mais importante é que o mobiliário seja escolhido visando à melhor organização, ergonomia, conforto e praticidade do trabalho".

A arquiteta Regina Moura acrescenta que a mesa pode ser substituída por uma bancada com altura ergométrica para apoio do computador ou notebook e espaço para escrever. "Também é preciso que haja lugar para se colocar telefone, impressora e um gaveteiro de apoio", completa.

Para a mesa de trabalho, a arquiteta urbanista Alicia Rodrigues aconselha evitar materiais frios, como mármore ou vidro. "Dê preferência à madeira ou fórmica. E com relação à altura, a área de trabalho deve ficar entre 70 e 78 centímetros, dependendo da estatura de quem for usá-la".

Como na maioria dos projetos o computador é a peça-chave, na hora da escolha, uma especificação detalhada do equipamento e uma boa conectividade são fundamentais para que tudo possa funcionar com eficiência, como ressalta Andreza Ozores. "Assim, é possível, fazer em casa o mesmo que em um escritório, ou seja, desde fotocópias até videoconferência", exemplifica.

Para tornar o espaço mais prático e funcional, a designer de interiores sugere que o home office seja montado somente com equipamentos de uso necessário. "E tente manter a mesa vazia. Afinal, é um espaço destinado ao trabalho e estudo e não deve ser desorganizado", observa Andreza Ozores.

Uma dica é planejar um local para armazenamento de materiais de reposição, evitando que fiquem aparentes. "Caso seja necessário arquivamento de documentos, pense em mobiliário específico, que seja compacto e aderente à solução escolhida", aponta a designer de interiores.

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Devido ao espaço reduzido, principalmente nos apartamentos, é comum que home offices tenham de ser compartilhados por pais e filhos, seja para estudo ou trabalho. Para facilitar o uso pelos moradores, uma dica de Andreza Ozores é incorporar ao mobiliário o uso de gabinetes com rodízios, conhecidos por volantes. "Assim, cada morador tem um espaço para guardar seu material e trazê-lo para perto da bancada de trabalho, quando necessário"

Segundo ela, mobiliários multifunção também podem racionalizar o espaço e facilitar o compartilhamento entre atividades e usuários distintos. "Outra boa sugestão é criar no computador chaves de acesso personalizadas, de forma que cada usuário tenha privacidade e segurança", diz a designer de interiores.

O preço do projeto para elaboração deste ambiente é variável, conforme Andreza Ozores. O valor fica entre R$ 800 e R$ 1,5 mil. "E o custo da execução depende diretamente da quantidade de recursos implantados, sofisticação do ambiente e, em alguns casos, da necessidade de criar um móvel exclusivo, feito sob encomenda".

EQUILÍBRIO

Os arquitetos e designers de interiores dizem que é importante evitar algumas coisas na hora de montar um home office para não ter um espaço pouco aproveitado ou mesmo sem praticidade. Uma dica é ter cuidado ao escolher os móveis para o ambiente. Peças desproporcionais podem chamar muito a atenção e não ser tão confortáveis como aparentam. Fios atrás das mesas também não é permitido, pois dão um ar de desorganização e improviso ao home office. Nas paredes, as cores devem ser discretas e os revestimentos em tons neutros, para não dispersarem a concentração durante o trabalho. Quanto à iluminação, as lâmpadas incandescentes não são bem-vindas, pois esquentam o ambiente e gastam mais energia.
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