Lugarcerto

Quartos para os pequenos

Na hora de decorar, pais têm dificuldade em conciliar as necessidades da criança ou adolescente. Medidas simples podem amenizar essas dificuldades, casando descanso, diversão e estudo

Joana Gontijo
Érica Rolim e a filha Luana, de 6 anos: bancadas e gavetas de fácil acesso no cômodo para estimular a organização do espaço - Foto: Gladyston Rodrigues/Esp.EM/D.A.Press
Na hora de planejar o quarto dos jovens e das crianças podem surgir dúvidas sobre como conciliar, dentro de espaços cada vez menores, o lazer e o estudo. Para eles, a preocupação invariavelmente será onde pôr a coleção de CDs, troféus, brinquedos ou bichos de pelúcia, mas, para os pais, a prioridade é a educação, o que algumas vezes gera conflitos. Medidas simples podem garantir um melhor aproveitamento do ambiente, de forma que os jovens se identifiquem com a decoração e também se sintam estimulados a encarar os livros.

Para conjugar o cantinho destinado às tarefas escolares aos outros elementos do quarto, a palavra de ordem é conforto, ressalta a designer de interiores Christina Mazoni. Ela explica que o layout deve compreender uma boa distribuição do mobiliário. "Os móveis ficam melhor posicionados encostados nas paredes, de forma que o ambiente cresça pelo contorno, deixando o miolo vazio para brincar ou para outras atividades. Assim, o centro fica livre e demarca a área de descanso de um lado (cama) e a de estudos de outro (escrivaninha)", pontua. A mobília também deve obedecer as alturas adequadas, e é importante ser prática e mais resistente, continua a designer. Uma dica é que haja lugar para guardar cada objeto, para que a criança ou o jovem saiba onde estão todos os elementos do quarto. "A mochila, os brinquedos. Tudo deve estar no lugar certo. São também indicados móveis sem quinas, e o MDF pode ser uma boa opção em material, devendo-se evitar os vidros", lembra Christina.

Veja mais fotos de quartos para crianças e adolescentes

Em apartamentos que parecem estar diminuindo, o espaço que antes abrigava cama, armário, cômoda, criado, escrivaninha e prateleiras hoje se reduz, geralmente, a apenas três desses itens
. Mesmo em um quarto 3X4, comum nos empreendimentos construídos atualmente, é possível criar um local só para os estudos, colocando os móveis ajustados a cada necessidade, orienta a proprietária da loja especializada em quartos modulados Sombra Verão, do Shopping Minascasa, Lorena Michelini. "Os móveis modulares se adaptam às medidas exatas de qualquer local. É ideal apostar em peças versáteis, multiuso e funcionais, que se unam a acabamentos modernos e de design. Além de acolher TV, som e computador, a mesa tem que ter espaço suficiente para que o adolescente se debruce sobre cadernos e livros. Assim, dá para ter uma cama legal, uma escrivaninha para complementar, ou uma mesa de canto para guardar livros, em projetos personalizados", afirma.
As preferências devem ser observadas para que o jovem se identifique com o quarto - Foto: Joana Gontijo/Lugar Certo
Para estudar, assistir televisão, DVD, curtir um videogame, ou estudar, os estilos vão da linha clean até os modelos mais rebuscados, em ambientes que devem ser agradáveis, já que os jovens costumam ficar muito tempo dentro do quarto, assinala Lorena. "E quando chegam na loja, são eles que mandam", completa.

O conselho da sócio-proprietária da loja de móveis de luxo Ornare, Cláudia Mancini, é sempre ouvir os pequenos. "Você tem que pensar que é o quarto de um jovem ou de uma criança, não é para adultos. Criança gosta de colorido, este não é um ambiente sóbrio. Em um local onde ela faz tudo, é importante lembrar qual o seu hobby (balé, futebol, flores, animais, surfe, carros, etc) e abusar de elementos que se identifiquem com isso, para que o quarto fique funcional e acolhedor, agradável, com a pitada final da criança
. Assim, ela terá orgulho do quarto, e poderá se divertir, descansar e estudar no mesmo ambiente", afirma.

Móveis confortáveis e ergonômicos, na altura certa, são essenciais, diz Cláudia. "Se a cadeira é desconfortável, a bancada não está no tamanho adequado, isso desestimula a criança a estudar e ela vai preferir ficar na cama, por exemplo".

Leia mais:
Quarto para adolescentes
Quarto de menina
Decoração do quarto do bebê
Segurança para os pequenos

CRIATIVIDADE

De acordo com a sócia-proprietário da Dell Anno Magabeiras, Érica Rolim, alguns truques podem servir bem ao que os jovens e crianças precisam. Um recurso simples para casar lazer e estudo no quarto são os móveis-lousa. "Ele pode ficar na frente da bancada, e serve para recados, anotações, deveres, cronogramas, e também brincadeiras, com um toque lúdico", refere-se à peça que pode balancear bem as atividades, mesclando a seriedade e a descontração. Armários com portas de correr, camas box e bicamas para receber os amigos, além de criados-mudos com rodízios são outras opções que otimizam o espaço. No quarto da filha Luana, de 6 anos, o projeto associou a escrivaninha aos elementos decorativos que ela mesma escolheu. Acima da cabeceira da cama, um painel em laca lilás lembra das tarefas com charme e sofisticação, e a bancada com as gavetas para combinar, mais baixas, são um pretexto a mais para Luana se organizar. "Ela fica estimulada a guardar os objetos, e sente que esse é o canto dela. Antes não tínhamos um quarto planejado. Agora, tenho certeza que o ambiente bem projetado é mais propício ao seu desenvolvimento", comemora Érica.