Lugarcerto

Uma volta por BH: Rápido desenvolvimento

Área da Região Nordeste de Belo Horizonte, São Salvador teve sua implementação iniciada nos anos 1950 e história relacionada ao povoado que surgiu próximo a córrego do bairro e a antiga fazenda

Júnia Leticia
Grande número de casas em vez de prédios é uma característica marcante do perfil de moradia do São Salvador - Foto: Fotos: Gladyston Rodrigues/Esp.EM/D.A.Press
Localizado na Região Noroeste de Belo Horizonte, o Bairro São Salvador surgiu na década de 1950. Quando a cidade foi construída, no fim do século 19, a área onde está era rural, completamente desvinculada do ambiente urbano. Naquela época, o local era conhecido como Ressaca, nome de um importante córrego que banhava o povoado e de uma fazenda que lá existia.

No início da construção da capital, a ligação do São Salvador e demais bairros que faziam parte da região com Belo Horizonte era feita por uma rodovia de terra chamada Estrada Velha da Ressaca, atualmente Avenida Abílio Machado, e pela antiga Rua Contagem, hoje Rua Padre Eustáquio. De lá para cá, muita coisa mudou. Apesar de as duas vias continuarem sendo as principais da região, quem passa por elas não imagina que já foram caminhos rurais.

De ocupação recente, o São Salvador se desenvolveu rapidamente. Moradora do bairro há 40 anos, a operadora de caixa Vânia Maria da Silva lembra que, quando era criança, as ruas não eram asfaltadas e havia muitos buracos. "Quando me mudei para cá não havia comércio. Para fazer compras, tínhamos de ir ao Glória, bairro vizinho, e passar por uma pinguela sobre um córrego e que fazia a ligação entre ele e o São Salvador", relembra.

Hoje, o cenário é bem diferente, como diz a operadora de caixa. O comércio desenvolveu e há opções de lazer. "Agora temos de tudo por aqui. Padarias, supermercado, açougue, farmácias, banco, casa lotérica, escolas públicas e particulares e até faculdade
. Na área de lazer também temos várias opções, como churrascaria, danceteria e bares", enumera Vânia.
"Quando me mudei para cá, há 40 anos, não havia comércio e, para fazer compras, tínhamos de ir ao Glória. Agora, temos de tudo" - Vânia Maria da Silva, operadora de caixa - Foto:
Outra vantagem de se morar no bairro são as opções de transporte. Segundo a operadora de caixa, cerca de 15 linhas de ônibus trafegam no São Salvador. Entre elas, 1404 (Alípio de Melo/Palmeiras), 2402 (São Bernardo/Glória), 4403 (Serrano), 2810 (São Mateus via Estrela Dalva/Belo Horizonte) e 3950 (Juatuba/Azurita).

No São Salvador não há prédios de acordo com Vânia, que está em busca de um imóvel para comprar. Ao longo dos 40 anos em que mora no local, surgiram muitas casas, mas as ofertas para venda são poucas. "Estou procurando aqui porque amo morar no bairro", conta.

PESQUISA

O valor médio praticado para aluguel de casas de três quartos no bairro é de R$ 1.087. O preço foi apurado pela pesquisa do Mercado Imobiliário de Belo Horizonte, feita pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis da Universidade Federal de Minas Gerais (Fundação Ipead/UFMG) em setembro e é obtido de acordo com o mapa da classificação da renda na capital. A Fundação Ipead/UFMG aponta o Bairro São Salvador como de padrão popular. Esse tipo de classificação é obtido considerando-se a renda média mensal na região, que, neste caso, é inferior a cinco salários mínimos.