Lugarcerto

Verdadeiros parques aquáticos

Residenciais de luxo investem na sofisticação da área de piscinas

Denise Menezes
No Gran Bellagio, da Conartes, serão duas piscinas aquecidas, interligadas à sauna - Foto: Conartes Engenharia/Divulgação
É nos empreendimentos residenciais de luxo que as piscinas estão cada vez mais valorizadas. Nesse tipo de projeto, a preocupação estética com a criação de formatos inovadores, a especificação de materiais nobres de revestimento e de prainhas e cascatas se alia à funcionalidade, por meio da perfeita integração com outros espaços da área de lazer e convivência, como jardins, bosques, saunas, ambientes gourmet e quadras.

O Edifício Gran Bellagio, empreendimento de luxo, de quatro quartos, recém-lançado pela Conartes Engenharia no Bairro Gutierrez, em Belo Horizonte, é exemplo dessa sofisticação. De acordo com o assessor de marketing da empresa, Thiago Xavier Gonçalves, a área de lazer, de 2,5 mil metros quadrados (m²), terá como destaque duas piscinas aquecidas: uma infantil e a outra adulto/infantil, coberta, com 25 metros de comprimento, raias e interligada ao espaço da sauna. "A divisão entre a piscina e a sauna é feita por meia parede de vidro, assim, o usuário de um dos espaços passa para o outro com um mergulho", destaca. O aquecimento das piscinas será feito por um sistema híbrido solar/gás, que não demanda o uso de energia elétrica.

No megaempreendimento de luxo da Lider Cyrela, em Nova Lima, o Grand Lider Olympus, diz Juliana Lembi, gerente de Desenvolvimento de Produtos da incorporadora, as piscinas recebem tratamento especial. Na torre Cronos, por exemplo, as coberturas, com área de 1,2 mil m², terão piscina aquecida coberta, de 12,5 m². "Parte da cobertura será translúcida, ce ela poderá ser aberta nos dias mais quentes. Na piscina, a área do deck se comunica com um solarium, com vista maravilhosa, e ela ainda está interligada a um fitness coberto e ao spa".
Projeto da MRV no Camargos terá piscina com formato diferente do tradicional retângulo - Foto: MRV/Divulgação
CLIMATIZAÇÃO

Na área de lazer da torre Cronos, explica a gerente, duas piscinas são descobertas, mas climatizadas, e têm deck com fechamento por um guarda-corpo de vidro, com duas funções: resguardar os usuários do vento e permitir uma vista para a bela paisagem da região. Na extensão da área de piscinas estão um solarium e um espelho d'água, com fontes e cascatas. Já na Even Construtora e Incorporadora, garante o gerente geral da empresa em Minas, Marcelo Dziik, todos os empreendimentos residenciais executados no estado contam com piscinas. "Piscina nos empreendimentos residenciais é um conceito consolidado no mercado imobiliário
. Além de atender a demanda dos clientes, sempre investimos em pesquisa de mercado para definir o perfil das áreas de piscinas. Em nossos empreendimentos seguimos o conceito de clube de lazer", informa.

Segundo ele, esse conceito implementado pela Even em seus empreeendimentos inclui piscina coberta e climatizada com raia de 25m, espaço fitness, spa coberto, sauna, descanso descoberto, massagem/espaço mulher, quadra poliesportiva, churrasqueira gourmet com forno de pizza, quadra de tênis, praça, bar da piscina, piscina externa adulto com raia de 25m, spa descoberto, piscina externa infantil, deck molhado, playground, espaço gourmet, salão de festas infantil, brinquedoteca, baby care, salão de festas adulto, terraço e sollarium.