A 12ª edição da Bienal de Arquitetura de Veneza (de 29 de agosto a 21 de novembro) será dirigida pela arquiteta japonesa Kazuyo Sejima, vencedora do prêmio Pritzker, anunciaram os organizadores nesta segunda-feira.
"Recebemos com orgulho a notícia de que o prestigiado Pritzker Architecture Prize 2010 foi dado a Kayuzo Sejima, a diretora da 12ª Bienal de Arquitetura de Veneza", anunciou a Bienal de Veneza em um comunicado oficial.
Sejima, vencedora do prêmio juntamente a Ryue Nishizawa, é a primeira mulher a dirigir a mostra internacional de arquitetura de Veneza.
Leia mais sobre a 11ª da Bienal, ocorrida em 2008:
Bienal de Veneza propõe resgate do 'lar doce lar' pela arquitetura
Pedreiro cibernético rouba a cena na Bienal de Arquitetura
A arquiteta, que fundou com seu sócio há 15 anos o estúdio SANAA, foi premiada por "sua franqueza construtiva e pelo contraste que oferecem frente à espantosa retórica arquitetônica".
Sejima, 54 anos, escolheu como tema condutor para a Bienal "As pessoas encontram a arquitetura".
Uma série de projetos, entre eles diversos seminários para estudantes e docentes de arquitetura, sociologia e desenho, permitirá conhecer mais de perto o trabalho e a metodologia dos célebres arquitetos.
Sejima, conhecida por trabalhar 15 horas diárias em seus projetos e por empregar "materiais cotidianos de uma forma sutil e precisa" é autora, entre outras, do New Museum of Contemporany Art de Nova York (2007) e trabalha no futuro Museu do Louvre de Lens, no norte da França.