Veja mais fotos de portas
Veja mais fotos de janelas
Na hora de escolher a melhor opção, ele diz que o estilo da janela deve seguir o da edificação. "Além disso, observar as dimensões é fundamental para propiciar condições ambientais e funcionais adequadas ao espaço, fator que é regulado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e pela legislação municipal", conta Maurício.
Leia a continuação desta matéria:
Cuidados com a instalação
Fique por dentro
"A segurança do imóvel é determinante para escolha do tipo e estilo, não só da porta, como da janela. Deve-se levar em consideração a manutenção e os custos de aquisição e instalação", observa Maurício Costa.
Conforme o engenheiro civil e gerente de empreendimentos da Masb Desenvolvimento Imobiliário, Alexandre Carceroni, as mais utilizadas em prédios são as de alumínio, devido à relação custo/beneficio, que varia bastante de acordo com o padrão de acabamento. "Para as casas, são usadas mais as de madeira ou vidro temperado. Mas o cliente pode optar também pelas de alumínio, que duram mais".
De qualquer forma, é imprescindível consultar um arquiteto ou engenheiro civil antes de decidir qual é a melhor opção. É o profissional quem vai especificar a alternativa mais adequada técnica e economicamente. Segundo Alexandre Carceroni, a escolha certa passa pelas características do projeto e pelas necessidades do usuário. "Em todo projeto também é fundamental uma avaliação do fornecedor para que seja sempre utilizado material de alta qualidade".
É fundamental que, antes do acabamento da obra, seja definido qual tipo de esquadria será utilizado
SUPERVISÃO
De acordo com ele, o assentamento deve ser sempre executado por um especialista, supervisionado por um engenheiro civil ou arquiteto. "Após o assentamento, devem ser feitos os testes de funcionamento (se abre e fecha sem problemas ou obstruções) e 'estanqueidade' (vedação quanto à água de chuva)", fala. Além disso, Maurício Costa ressalta a importância de verificar se inteiramente a esquadria está apoiada no marco ou contra marco, e se as dimensões das folgas entre a porta ou a janela e o marco estão homogêneas e da ordem de 2mm a 3mm.
Para garantir a segurança, é preciso, ainda, realizar a manutenção das esquadrias, que varia de acordo com o material utilizado em sua fabricação, segundo o engenheiro civil Alexandre Carceroni. "As de madeira requerem uma manutenção mais frequente. Já as de alumínio e vidro têm um tempo de vida maior, mas também requerem manutenção, como a troca do silicone e das borrachas de vedação".
Leia mais:
Cartão de visita do lar
Portas na medida certa
Luminosidade e boa ventilação
Portas e janelas - Para facilitar a instalação
Janelas requerem cuidado
Costa ressalta que esse trabalho deve ser executado preferencialmente pelo fornecedor da esquadria. Caso não seja possível, por outro profissional especializado. "O Manual de Operação, Uso e Manutenção da Edificação, previsto na Norma Brasileira (NBR) 6576 da ABNT, deve ter o prazo das vistorias periódicas a serem realizadas para verificar o desempenho das esquadrias, bem como para realizar as lubrificações, substituições de guarnições e outras manutenções corretivas necessárias".