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Diversidade de estilos

Ernesto Braga
Estrutura de quarteirão fechado da Rio de Janeiro: criada para iluminação do local, foi projetada pelo arquiteto Gustava Pena - Foto: Beto Novaes/EM/D.A Press
Da Belo Horizonte projetada por Aarão Reis pouca coisa sobrou. Em busca da modernidade desde que foi inaugurada, há 112 anos, grande parte dos prédios simbólicos erguidos no Centro foi sendo substituída, ao longo do tempo, por outros mais modernos. Entre as décadas de 1920 e 1930, a Praça 14 de Outubro, no coração da nova capital, vira Praça Sete e surgem os primeiros edifícios verticais. Verticalização que se estabelece de fato quando a cidade completa 50 anos e um moderno cenário urbano começa a ser observado no Centro. Entre 1980 e 1990, a região dá os primeiros sinais de degradação. Em homenagem aos 100 anos de BH, celebrados em 1997, alguns imóveis antigos são recuperados. Mas o projeto mais abrangente de revitalização, denominado Centro Vivo, só é iniciado a partir de 2004.

Mesmo com tantas mudanças arquitetônicas, alguns imóveis ainda guardam histórias. Inaugurado em 1921 na Rua da Bahia, quase esquina com a Avenida Afonso Pena, o Edifício Parc Royal, por exemplo, abrigou, no início da década de 1930, o consultório do jovem médico Juscelino Kubitscheck de Oliveira. Na Rua Goiás, o prédio inaugurado em 1949 como sede do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) foi a primeira edificação vertical projetada por um arquiteto formado no estado - Raphael Hardy - a seguir os conceitos da moderna arquitetura brasileira.

O projeto do imóvel onde funciona o Ministério da Fazenda, na esquina das avenidas Afonso Pena e Álvares Cabral, de 1968, foi um dos poucos verticais do Centro, antes da década de 1980, projetado por uma arquiteta, a carioca Maria Laura Pinheiro. "A coexistência de edificações de vários momentos podem conformar bons cenários urbanos. A Praça Sete é um bom exemplo, onde podemos observar construções dos anos 1920, 1940, 1950 e 1980, configurando um cenário interessante", ressalta o arquiteto Carlos Roberto Noronha, presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha).

A arquiteta Marília Machado, superintendente de Relações Institucionais do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG), lamenta a descaracterização do Cine-Teatro Brasil, na Praça Sete, prédio de 1930
. Mas ela comemora a construção de outros edifícios, como o Acaiaca, de 1946 na Aenida Afonso Pena, entre as ruas Espírito Santo e Tamoios. "É um equívoco substituir as edificações. O correto é que elas sejam agregadas", disse. "A capital sofreu uma onda de demolição, em nome do progresso, em que foram substituindo os prédios antigos, erguidos por mão de obra que não encontramos mais, pelo novo", acrescenta a arquiteta urbanista Jurema Rugani, membro do departamento mineiro do Instituto dos Arquitetos do Brasil .