Todo o cuidado é pouco

Não há dúvida de que feirões ou leilões são sempre boas oportunidades de negócios, mas algumas precauções são importantes principalmente na compra de imóvel ocupado

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 29/04/2010 14:46 Humberto Siqueira /Estado de Minas
Presidente do Ibedec, José Geraldo Tardin aconselha amortizar a dívida sempre que for possível - Ibedec/Divulgação Presidente do Ibedec, José Geraldo Tardin aconselha amortizar a dívida sempre que for possível
O feirão é uma boa oportunidade de negócio, tanto para quem quer adquirir um imóvel quanto para agentes do mercado imobiliário. Reúne, em um único espaço, representantes de toda a cadeia da habitação. São construtoras, imobiliárias, corretores e técnicos responsáveis por analisar e autorizar os financiamentos. No feirão, o cliente pode conhecer o imóvel, dar entrada nos papéis do financiamento e até fechar o negócio. Mas é preciso conter a empolgação e tomar alguns cuidados, que também são válidos em leilões.

Segundo o presidente do Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo (Ibedec), José Geraldo Tardin, "se a intenção é comprar um imóvel em feirão ou leilão, procure informação no edital para saber se o imóvel está ocupado. Se estiver, o primeiro conselho é não efetuar a compra. Se, mesmo assim, persistir o interesse em arriscar, o primeiro passo é fazer uma visita ao imóvel e tentar conversar com o ocupante sobre a situação dele. Procurar saber se ele vai ou não desocupar o imóvel amigavelmente. Se houver uma predisposição para briga por parte dele, melhor desistir da compra, pois o processo de retirada judicial é bem demorado e pode até não ocorrer", aconselha.

Leia a continuação desta matéria:
FGTS alivia prestação

Ainda de acordo com o especialista, "vale a pena avaliar outros imóveis à venda no mesmo prédio ou conjunto, para saber o valor de mercado. Isso porque o leilão tem um preço mínimo, mas o valor máximo vai depender do lance dos interessados. Então, para fazer um bom negócio, é preciso saber o valor médio de outros imóveis com características semelhantes ao que se pretende comprar e determinar o valor máximo a pagar", ensina.

Leia mais:
Caixa já prepara feirão na capital
Feirão da Casa Própria vai oferecer 450 mil imóveis em 13 cidades
Financiamento de imóveis novos é o maior em 20 anos
Caixa quer zerar ações contra SFH
CEF: crédito imobiliário deve ser recorde em 2010
A hora da casa própria

PENDÊNCIAS

Procure se certificar de que não há outras dívidas pendentes, como condomínio e IPTU. São dívidas de responsabilidade do antigo proprietário, que deverão ser quitadas pelo banco, mas que, se não estiverem pagas, o imóvel fica como garantia e sua execução vai correr contra o atual proprietário. Certifique-se, no edital, quanto às condições de pagamento, caução, taxa do leiloeiro - se houver - e eventuais condições de financiamento. Antes de ofertar um lance, o ideal é fazer seu cadastro no banco e aprovar previamente seu crédito, caso contrário, você poderá perder o valor caucionado e ainda pagar alguma multa prevista no edital.

É comum ver pessoas que compraram um imóvel ocupado tentarem entrar nele à força. Segundo Geraldo, "essa atitude configura crime. Dá direito ao antigo morador do imóvel de ser indenizado financeiramente e, inclusive, reaver a posse do bem. O correto é o comprador recorrer ao Judiciário por meio de ação reivindicatória de posse. Se o ocupante não contestar a ação, o comprador consegue o despejo no prazo de 60 a 180 dias. Caso o antigo proprietário conteste ou, ainda, estiver com processo na Justiça visando a declarar a nulidade do leilão ou feirão, a briga pode se estender por até seis anos".
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023