Elevadores estão mais seguros, velozes e econômicos

Desenvolvimento tecnológico garante a evolução dos elevadores

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 09/08/2010 10:15 Denise Menezes /Estado de Minas
O engenheiro Júlio Fonseca afirma que a economia é diferencial dos elevadores modernos  - Eduardo Almeida / RA Studio O engenheiro Júlio Fonseca afirma que a economia é diferencial dos elevadores modernos
Os elevadores têm se tornado um atrativo a mais dos empreendimentos residenciais, sobretudo nos de alto padrão e nos de luxo. Com o desenvolvimento tecnológico, os equipamentos estão mais velozes, econômicos e seguros e podem receber acabamentos – na cabine e nos andares – que se harmonizam com a decoração do edifício em que estão instalados.

Segundo o engenheiro Júlio César Fonseca, diretor de Engenharia da Green Gold Engenharia e Projetos, a evolução dos elevadores para edificações residenciais é grande e um dos principais avanços está na redução do consumo de energia do equipamento. “Um exemplo são os elevadores chamados de ecológicos, que transformam a energia cinética, produzida por sua movimentação, em energia elétrica, que pode ser reaproveitada pelo próprio equipamento ou para outras funções, como a iluminação de ambientes”, informa.

Outro exemplo, continua o engenheiro, são os elevadores equipados com um dispositivo que faz com que o motor tenha um esforço variável de acordo com o peso que está carregando. “Isso também permite uma economia significativa de energia elétrica, porque quanto menor o esforço do motor, menor será o consumo. Antigamente, os elevadores tinham um consumo definido para a sua capacidade máxima de carga, independentemente do peso que carregavam em cada deslocamento”, explica.

Leia mais: empreendimentos de luxo investem em elevadores sofisticados e modernos

Os elevadores modernos também contribuem para a segurança do edifício, com a ajuda da tecnologia da automação. “O equipamento é integrado ao sistema de segurança do edifício e contribui para o controle de acesso. Por meio de senhas, biometria, leitura da íris ou cartão, o usuário tem acesso apenas aos andares onde mora, trabalha ou pode transitar.”

Há ainda os elevadores de carga, que permitem, por exemplo, que um carro seja transportado até o apartamento de seu proprietário. “Os recursos são muitos, mas é importante ressaltar que a eficiência de um elevador está ligada fundamentalmente a um projeto bem dimensionado à demanda de uso do edifício, que deve ser desenvolvido pela empresa fornecedora do equipamento, e ter a responsabilidade técnica (RT) de um engenheiro mecânico”, lembra.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023