Sofisticação até nos elevadores

Empreendimentos de luxo investem em equipamentos de última geração, garantindo economia de energia

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 09/08/2010 10:17 Denise Menezes /Estado de Minas
Elevadores sofisticados garantem segurança e conforto aos moradores - Getty images Elevadores sofisticados garantem segurança e conforto aos moradores
Com uma oferta ampla e diversificada de produtos, os incorporadores de empreendimentos residenciais de luxo investem na instalação de elevadores cada vez mais sofisticados. A prioridade é dada aos equipamentos fabricados por empresas reconhecidas no mercado, que garantem mais segurança e conforto aos moradores do edifício.

Na Conartes Engenharia, informa o coordenador de Marketing da empresa, Thiago Xavier Gonçalves, os critérios para a escolha do produto são segurança e agilidade. ''Antes, apenas encontrávamos elevadores com velocidade entre 45 e 60 metros por minuto. Muito lentos, sobretudo para edifícios mais altos. Hoje, já temos no mercado equipamentos com velocidade de 150 metros por minuto, que adotamos em nosso mais recente lançamento, o Green Garden, um condomínio residencial de alto luxo, com 100 unidades, que estamos construindo no Belvedere'', diz.

A EPO Engenharia também privilegia em seus empreendimentos os elevadores rápidos. Uma de nossas exigências é que a velocidade não pode ser menor que 90 metros por minuto, porque trabalhamos com construções mais verticalizadas, com até 20 pavimentos, ressalta Eduardo Luiz Silva, engenheiro responsável pelas obras residenciais da empresa.

No Green Garden, destaca Thiago, a Conartes optou ainda por elevadores que contribuíssem para a segurança do edifício. No Green Garden, os elevadores terão a tecnologia Bio Pass, que só libera o acesso do usuário, por meio de leitura das digitais previamente cadastradas pelo condomínio, e apenas para um andar pré-determinado no cadastro, explica. Em todos os empreendimentos residenciais da EPO, garante Eduardo Luiz, a biometria é usada para o acesso aos andares via elevador.

Senhas, cartões e biometria são utilizados para garantir a segurança do edifício

ESTÉTICA A Conartes também valoriza a estética dos elevadores. Hoje, há uma mudança de conceito, o elevador não é mais um mero meio de transporte. Ele é uma complementação da decoração do hall do edifício. Por isso existe oferta razoável de produtos com acabamentos nobres, como pisos de granito, revestimentos em aço escovado e espelhos, botoeiras sofisticadas, e ainda a possibilidade de equipar a cabine com monitores de LCD, que também estamos usando em nossos empreendimentos, assinala o coordenador de Marketing da empresa.

Na EPO, além da qualidade do acabamento, com materiais nobres compatíveis com os aplicados nos empreendimentos de alto luxo, há a exigência de uma capacidade maior para as cabines. Antes, as cabines tinham capacidade média para transportar quatro pessoas. Hoje, a nossa exigência é de que o elevador seja capaz de levar até 12 usuários, diz Eduardo Luiz.

A segurança dos usuários do elevador, assinala o engenheiro, é outra prioridade da EPO. Só trabalhamos com produtos que garantem a estabilidade e a segurança no pavimento, sustenta. No quesito segurança, o coordenador de Marketing da Conartes destaca que os equipamentos instalados nos empreendimentos da empresa são dotados de dispositivos como sistema de raios infravermelhos, que impede que a porta do elevador feche em um usuário.

Uma inovação adotada pela EPO na área de elevadores, lembra Eduardo Luiz, foi a instalação no empreendimento residencial Parc Zodíaco, construído no Bairro Santa Lúcia, Região Sul de Belo Horizonte, de um equipamento para o transporte de um automóvel até a vaga situada na unidade. Nesse empreendimento, cada unidade tem direito a seis vagas para carros, cinco na garagem, e outra no pavimento da unidade. Para o deslocamento do carro até o andar do apartamento, desenvolvemos com o fornecedor um equipamento que suporta carga de até 2,5 toneladas, com um sistema de garras que se prendem à estrutura do prédio, garantindo a estabilidade da cabine, explica.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023