Projetos de iluminação podem se adequar a vários tipos de orçamento

Projetos luminotécnicos ainda são vistos como um luxo, mas é possível investir em iluminação mesmo com um orçamento mais modesto

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 22/08/2010 07:00 Luisa Brasil /Portal Uai
Proposta de iluminação para sala da Iluminar - Divulgação / Iluminar  Proposta de iluminação para sala da Iluminar

Na hora de construir e reformar, muitas pessoas acabam deixando de lado a parte luminotécnica por achar que é muito caro contratar um profissional específico para isso. Essa percepção do consumidor não está totalmente equivocada, já que a maioria dos profissionais que trabalham no ramo atendem a clientes da classe A . Mas eles afirmam que investir na iluminação não é um luxo acessível apenas para a classe alta e que projetos de iluminação podem se adequar a quase todo tipo de orçamento. ''Hoje o projeto de iluminação é bem mais acessível. Temos recursos pra fazer um projeto bacana, com uma valorização da ambientação, num valor bem mais modesto'', afirma Lili Medeiros, proprietária da Ari Elétrica.

Ela afirma que o valor do projeto vai variar de acordo com o tamanho dos cômodos, a necessidade do cliente e o tipo de material escolhido. Segundo a coordenadora de projetos da Templuz, Paola Duarte, um projeto para uma sala de dez metros quadrados, por exemplo, pode sair a R$ 500, incluindo-se neste valor a elaboração do projeto luminotécnico e a compra dos equipamentos.

Há muitas opções para quem quer um projeto luminotécnico sem gastar rios de dinheiro. Segundo Paola Duarte, a dica é considerar a iluminação desde o início da obra, para que ela seja pensada em integração com outros itens da casa, como pisos e paredes. Desta forma é possível, por exemplo, aproveitar melhor a iluminação natural e reduzir a necessidade de lâmpadas.

Lili Medeiros afirma ainda que o ideal é que o projeto luminotécnico seja concebido junto com o projeto elétrico. ''É importante você planejar bem para não sofrer as consequências mais tarde, como conta de luz alta e desperdício de energia''.

Apesar de parecer um investimento alto à primeira vista, os profissionais garantem que dinheiro investido no projeto luminotécnico se reflete em economia à longo prazo, principalmente na conta de luz. ''A gente não se preocupa só com a beleza estética. Principalmente nas luzes do dia a dia, há uma preocupação com a eficiência'', garante Paola. Com um projeto bem feito, é possível definir quais são as lâmpadas mais indicadas para cada ambiente, onde e como elas devem ser instaladas para aproveitar o máximo de seu potencial com o mínimo de gasto de energia. ''É possível utilizar lâmpadas com baixo consumo de energia e alta durabilidade, como as lâmpadas fluorescentes e Leds, que proporcionam economia em longo prazo. A possibilidade de se ter um sistema de automação compatibiliza conforto e uso inteligente de energia'', acrescenta Flávia Siqueira, projetista da Iluminar.

Essa preocupação foi levada em conta pelo casal Carlos Eugênio e Cíntia Filizzola. Ao iluminar o apartamento, eles optaram por lâmpadas com maior eficiência energética nas áreas de maior uso no dia a dia. Outra solução usada no apartamento foi a instalação de mais de um interruptor em alguns ambientes. ''Nós solicitamos nos banheiros que tivéssemos a opção de mais de um interruptor para poder usar uma iluminação mais fraca sem a necessidade de acender todas as luzes'', afirma.

Outro artifício usado no apartamento do casal foi o dimmer, um dispositivo que permite regular a intensidade da luz no ambiente, garantindo um aumento na vida útil da lâmpada. O casal gastou cerca de 11 mil reais para iluminar todo o apartamento e teve a consultoria de duas lojas. Já no apartamento da médica Letícia Gomes de Souza, que mora com os pais, a solução foi reformar os ambientes aos poucos. O investimento na iluminação foi feito primeiro na sala. Com R$ 2.000 e a consultoria de uma decoradora, a família modificou toda a iluminação da sala, investindo na iluminação indireta e em pontos de luz para destacar alguns elementos isolados da decoração: ''Como o teto tem uma sanca de gesso, investimos na iluminação indireta, que fica bonito e aconchegante, além de ser barato, pois não é preciso comprar um lustre'',afirma Letícia.

Mas nem sempre a razão para que o projeto de iluminação seja deixado de lado é econômica. Muitas vezes, a luminotécnica é negligenciada porque o consumidor não calcula a importância deste projeto no resultado final da construção ou da reforma. As funções da luz em um ambiente, vão além do óbvio, que é iluminar. Ela pode ampliar e minimizar ambientes, destacar objetos e valorizar a decoração. Além disso, é responsável por criar uma sensação de aconchego na casa. ''O conceito de morar mudou muito, hoje as pessoas buscam maior aconchego. A iluminação contribui, porque a luz desperta sensações, '' conclui Paola Duarte.

Flávia Siqueira acrescenta que estas sensações, muitas vezes, são provocadas pela intensidade e a cor da luz utilizada. ''A luz branca dos desperta e excita, a amarela estimula a endorfina, proporcionando bem estar e relaxamento. O vermelho nos produz fome e excitação. O verde abre o apetite moderado e traz tranquilidade. Já o azul remete a uma sensação de frescor,'' explica.



Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023