Num estudo preliminar do ambiente, as arquitetas Juliana Cavalcante e Natacha Nacif, que assinam na Casa Cor a Sala de estudos do diretor, apontam as principais alterações necessárias, de acordo com o desejo dos moradores: mudar a cor das paredes, clarear o armário, trocar rodapés, colocar ventilador de teto e mais pontos de luz, incluir no espaço uma bancada de estudos e melhorar a disposição dos móveis.
Juliana explica que fará um projeto completo e ideal, mas que o casal poderá desenvolver aos poucos, de acordo com as possibilidades financeiras. É melhor incluir tudo e executar por partes do que apelar para soluções de improviso. Fazendo de qualquer jeito, a pessoa acaba ficando insatisfeita e gastando duas vezes, alerta.
DICAS DAS ARQUITETAS
> A escolha das cores para pintura será um item importante para conferir um clima de aconchego ao quarto. A sugestão para a transformação do lugar é substituir o verde atual, pintando paredes e teto de branco, para fazer com que o ambiente pareça mais amplo e arejado.
> Em apenas uma das paredes será usada cor mais quente (mas não muito forte) para quebrar a monotonia. Vamos priorizar as cores suaves, justamente para propiciar um clima de relaxamento. O uso de um painel ou adesivo em toda a extensão de uma das paredes é outra opção.
> No que se refere à iluminação, recomendamos rebaixar o teto para que se possa trabalhar com vários pontos de luz, já que só existe um ponto no quarto atualmente. Colocando o gesso no teto, poderemos tornar a iluminação mais eficiente. Arandelas na parede vão completar o trabalho e conferir um clima gostoso ao ambiente.
> Móvel essencial no quarto, a cama oferece conforto a quem dorme e dá o tom da decoração ao ambiente. No projeto, ela deverá ser substituída por uma de tamanho mais adequado à nova distribuição dos móveis: em vez de paralela à parede do fundo, a cama ficará na posição perpendicular, alinhada com a bancada de estudos, que hoje fica sob a janela.
> Além de clarear os armários, sugerimos que pelo menos as portas do maleiro sejam trocadas por outras de correr
> Móveis de apoio, como mesinhas e criado-mudo, deverão ser trazidos para o ambiente. Porém, dependendo do espaço, quando a cama mudar de posição, poderemos optar por uma espécie de cabeceira que também sirva de apoio para objetos.
> Em vez de quadros na parede, sugerimos a colocação de adesivo. Além de mais em conta que os quadros, o uso deles confere ao ambiente um efeito charmoso e moderno.
> Roupas de cama, tapetes, almofadas e adornos serão fundamentais para a nova decoração. Para criar um refúgio, um lugar com que sempre se sonhe em voltar para casa, os tecidos têm que traduzir aconchego e estimular o toque. Para não poluir o ambiente e deixá-lo calmo e relaxante, é preciso fugir dos excessos.
> O uso de um espelho grande na porta do armário também será indicado. Além de decorar sem poluir, fará o quarto parecer mais amplo e moderno.
Casa Cor Minas Gerais
Avenida João Pinheiro, 580 (antiga sede da ArcelorMittal), BH.
Até 5 de outubro, de terça a sexta-feira, das 14h às 22h; sábado, das 13h às 22h; domingo, das 12h às 19h.
Ingressos: R$ 36 (idosos e estudantes pagam meia-entrada). Assinantes Clube A Estado de Minas têm 20% de desconto no valor dos ingressos às terças e quartas-feiras, limitado a um par por cartão. É imprescindível a apresentação de documento de identidade na bilheteria .
Informações: (31) 3286-4587 ou www.casacorminas.com.br.
Avenida João Pinheiro, 580 (antiga sede da ArcelorMittal), BH.
Até 5 de outubro, de terça a sexta-feira, das 14h às 22h; sábado, das 13h às 22h; domingo, das 12h às 19h.
Ingressos: R$ 36 (idosos e estudantes pagam meia-entrada). Assinantes Clube A Estado de Minas têm 20% de desconto no valor dos ingressos às terças e quartas-feiras, limitado a um par por cartão. É imprescindível a apresentação de documento de identidade na bilheteria
Informações: (31) 3286-4587 ou www.casacorminas.com.br.