Acompanhe também o Lugar Certo pelo Twitter13 de dezembro de 2010 - Integrar os moradores, estimular a boa convivência e o uso das áreas de lazer, reunindo os vizinhos para confraternizar. Com esse propósito, já se tornou tradição em muitos condomínios a realização da festa de fim de ano. Mas para garantir o brilho do evento e evitar contratempos, alguns passos são fundamentais.
Com relação a normas e procedimentos internos, a consultora jurídica da Câmara do Mercado Imobiliário e Sindicato das Empresas do Mercado Imobiliário de Minas Gerais (CMI/Secovi-MG), Flávia de Oliveira Pinto Lara, diz que o primeiro passo é discutir o assunto em assembleia, com a aprovação da festa pelos condôminos.
Isso caso a decoração de Natal não esteja prevista no orçamento anual, como ocorre em alguns prédios. “Pois devem ser respeitadas as normas internas do condomínio com relação à utilização das áreas comuns, barulho, horário de realização, gastos com o evento, limpeza, organização etc.”
Para realizar a festa, a primeira coisa a ser feita é definir a quantidade de convidados, estabelecendo se o evento será somente para os condôminos ou se haverá a participação de funcionários, familiares ou outras pessoas. “Depois disso, deve ser decidido o que haverá no evento: Papai Noel, música, bufê, iluminação etc., elaborando uma planilha de custos e providenciando os orçamentos.”
Com relação aos recursos financeiros para a confraternização, a consultora jurídica diz que os condôminos devem decidir se utilizarão dinheiro do condomínio para a festa, verificando se há caixa suficiente. “Pode também ser verificado se há possibilidade de obtenção de algum patrocínio, até mesmo de condôminos, para que não sobrecarregue os moradores e todos possam participar.”
Caso o custo seja arcado pelo condomínio ou rateado entre os moradores, pode-se verificar se alguns moradores têm condição de colaborar com um valor maior, evitando altos gastos. “Depois, deve-se definir o valor da contribuição simbólica de todos os condôminos e recolhê-la com antecedência”, pontua a advogada.
Flávia Lara ressalta que todos os gastos devem ser comprovados por meio de recibos ou notas fiscais. Com relação à organização, também é essencial que a contratação de bufê, fotografia, música, decoração seja feita com antecedência. “Nesta época do ano os profissionais dessas áreas são muito concorridos.”
Sobre a decoração, mais do que um item supérfluo, ela tem um papel muito importante na integração dos moradores, como acredita a advogada. “Se possível, é bom providenciar uma linda decoração do ambiente e lembranças para os condôminos, pois essas atitudes contribuem para o clima de confraternização e harmonia na festa.”
Dentro do espírito do Natal, Flávia Lara diz que é interessante a participação dos moradores na organização do evento, seja auxiliando na decoração, na organização da festa, na preparação das comidas e bebidas, entre outras atividades. “Além de ser uma forma de economizar, também é uma forma de confraternizar.”
Ela ressalta a importância do planejamento para evitar contratempos e desavenças.
Como a organização de uma festa como esta requer trabalho, Flávia Lara ressalta a importância de se optar por soluções práticas. “A organização do evento dá muito trabalho e, normalmente, são poucas as pessoas disponíveis para auxiliar.”