A pintura de acabamento deve ser feita logo após a instalação da esquadria, porém nem todos os tipos de tintas podem ser utilizados nos produtos que requerem pintura de acabamento. Em alguns casos, é recomendado o uso de esmalte sintético brilhante ou tinta automotiva e, sempre que possível, a aplicação deve ser feita com pistola e auxílio de compressor. O ideal é que se faça duas ou três demãos de tinta para melhor proteção e acabamento da pintura, seguindo corretamente as instruções do fabricante de tinta.
A superfície a ser pintada deve ser limpa com um pano úmido e repintada a cada dois ou três anos, ou quando necessário. Ao pintar, as borrachas de vedação devem ser protegidas. Vale ressaltar que a esquadria jamais deve ser lixada, nem mesmo antes da pintura, para que a camada protetora da superfície não seja removida.
A durabilidade das esquadrias dependerá de sua manutenção. A limpeza periódica deve ser feita com água e sabão neutro, esponja ou pano macio (jamais esponja de aço); depois, é necessário secar o produto com pano limpo
Não é indicado o uso de produtos ácidos, químicos abrasivos ou à base de solvente, que podem manchar ou danificar as camadas protetoras do metal e provocar ferrugem. Recomenda-se ainda apertar os parafusos sempre que houver necessidade e nunca pendurar objetos nos puxadores.