Uma iluminação adequada à decoração é tudo em uma casa
. Ela tem o poder de proporcionar conforto, qualidade e requinte dentro do ambiente. O que muitos esquecem, porém, é que a parte externa também merece atenção. Iluminar fora de casa é importante para destacar a beleza da construção, além de oferecer segurança, já que é uma forma de mostrar que o imóvel está ocupado.
“Segurança e destaque devem ser sempre levados em conta na hora de escolher os produtos. A iluminação externa eficiente adiciona valor a casa, até mesmo na hora da venda. Para destacar a paisagem e aumentar a beleza do imóvel, distribua a luz através dos caminhos, arbustos e passagens”, recomenda o gerente de marketing da Startec, empresa brasileira voltada para produtos de iluminação, Francisco Inácio.
| |
O profissional sugere que a parte externa seja planejada com luminárias específicas para isso, porque elas são feitas com materiais de maior durabilidade diante das variações climáticas. As lâmpadas também possuem papel relevante na iluminação externa e, geralmente, são determinadas na escolha das luminárias. Um refletor, por exemplo, já possui especificado o tamanho da lâmpada, o encaixe da boquilha e a potência máxima de watts que suporta. “Deve-se, também, dar preferência às lâmpadas de baixo consumo como as refletoras, que são ideais para iluminar toda a parte externa, além de proporcionar um toque decorativo”, diz Inácio. O gerente ainda lembra que as lâmpadas externas devem ser eletrônicas porque possuem luz branca e brilhante, que também evitam a penetração de umidade, garantindo mais vida útil ao produto
.