Lugarcerto

Consumidor deve vistoriar imóvel após receber as chaves

Na hora de tomar posse do imóvel verifique todos os detalhes para evitar problemas dentro de casa

Augusto Freitas
Construtoras devem entregar as unidades de acordo com o prometido na oferta - Foto: Fabyana Mota/ON/D.A Press

Para o sonho da casa própria não virar um pesadelo, é preciso estar bem acordado e atento a todos os detalhes do imóvel pronto. Depois de instalado, a atenção deverá ser redobrada, sobretudo para identificar possíveis vícios de construção.

"Ninguém deve comprar uma casa como quem compra uma bolsa. Não vale olhar uma vez e pronto. Aquele é o lugar onde você vai passar boa parte de sua vida, ou onde você vai investir boa parte de seu dinheiro", explicou o presidente da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário de Pernambuco (Ademi-PE), Alexandre Mirinda. Segundo ele, o primeiro passo é observar com atenção os panfletos ou anúncios do imóvel nos jornais e guardá-los. "As pessoas devem visitar outros empreendimentos da construtora e conversar com moradores, para saber o nível de satisfação com a obra", revelou.

Para evitar confusões depois da compra, nada de jogar o manual do proprietário - que deve ser fornecido pela construtora - , no fundo de uma gaveta. "Aconselhamos que todas as empresas forneçam esse material antes que os novos moradores se instalem para que eles consigam fazer o melhor uso possível do imóvel. É importante também a entrega das tabelas de garantia de todos os produtos da construção. Nela devem estar indicados os prazos para manutenção da fachada, dos elevadores e dos aparelhos elétricos da construção", completou Mirinda.

Para Genival Aguiar, diretor do Secovi-PE, só ler esses documentos não indica que os problemas do novo proprietário acabaram. As inspeções do imóvel são tão importantes quanto o bom uso do mesmo. "Todos os proprietários têm o direito de verificar o andamento das obras e de realizar uma visita técnica antes de se mudar
. Nessa visita, é aconselhável, além da companhia do engenheiro da construtora, levar algum técnico de sua confiança".

Vale também levar uma lâmpada e algum aparelho eletrônico para testar bocais e tomadas. Abrir e fechar todas as torneiras, dar descarga, observar ralos e azulejos no banheiro e cozinha. Verifique todas as maçanetas e se as chaves funcionam e veja ainda as janelas e o acabamento do piso. "Nessa hora, é bom ter aqueles anúncios publicitários de antes da compra, para conferir os itens", completou Aguiar.

Nas áreas comuns, a visita é realizada pelo síndico escolhido durante uma reunião prévia organizada pela construtora. Contudo, ele pode ser acompanhado de uma comissão de até quatro pessoas. "Se entre os moradores houver algum engenheiro, seja de qual especialidade for, ou alguém técnico em edificações, algum mestre de obras, é interessante que eles façam parte da comissão que irá acompanhar a visita do síndico", ressaltou.

A comissão escolhida irá verificar, em todos os andares, as portas corta-fogo na escada, os extintores de incêndio, a iluminação, o funcionamento do elevador, além de testar a bomba da piscina, a pia da copa do salão de festas, as maçanetas e chaves das áreas comuns, bem como a garantia de qualquer produto que seja colocado nesses locais.

Saiba mais

Veja o que observar na compra de um imóvel novo:


1. Propagandas
Guarde todo o tipo de publicidade relacionada ao imóvel que você comprou. Elas poderão servir de provas concretas caso a construtora não cumpra o prometido.

2. Vistoria do apartamento
Nunca aceite se mudar para um imóvel novo sem a vistoria técnica junto com a construtora.O mais indicado é levar um técnico ou engenheiro de sua confiança na fiscalização.

Os itens em desacordo devem ser apontados, propiciando os reparos necessários com a própria equipe da obra, antes da ocupação da unidade pelo proprietário, evitando-se futuros transtornos.

Teste cada ponto de energia, interruptor, escoamento de ralos e pias, funcionamento de partes móveis e todos os equipamentos, além do acabamento geral, ambiente por ambiente. A dica aqui é levar uma lâmpada e um aparelho eletrônico para facilitar o teste.

3
. Vistoria das áreas comuns

Geralmente é feita pelo síndico escolhido e uma comissão de até quatro pessoas. Os moradores também podem acompanhar a fiscalização.

Deve-se prestar atenção aos equipamentos de incêndio, bombas das piscinas, elevadores, sistema de vigilância, lâmpadas de corredores e áreas comuns, escadas, fachadas e demais detalhes de possíveis quadras e playgrounds.

Todos os pontos em desacordo devem ser anotados e repassados para as construtoras.

4. Garantias

Confira as garantias que determinem o resultado final esperado quando se adquire um imóvel novo, na planta ou em construção.

5. Estrutura
Procure saber se a construtora tem estrutura permanente para atendimento às solicitações de assistência técnica, quais canais disponibiliza para o cliente obter orientações e realizar reclamações.

Fonte: Procon/SP e Ademi-PE