Para salas e quartos, o que vai determinar a escolha é o estilo de decoração. As de fibras naturais e bambus ficam muito bem em áreas de descanso e varandas. Mas, conforme Dênia Diniz, independentemente da escolha, as cortinas e persianas com apelo ambiental podem ser usadas nos mais diversos tipos de ambientes. “O que deve ser levado em consideração na hora de fazer o projeto são fatores como luminosidade do ambiente, privacidade e harmonização da persiana com o restante do ambiente.”
A decoradora Izabel Felix concorda que as peças podem ser utilizadas em todos os tipos de ambientes. Mas há locais em que existe uma predominância do uso de alguns tipos. “Em geral, para as salas são mais indicadas as cortinas que contribuem para o conforto termoacústico, luminosidade e elegância. Para quartos, sobretudo dos jovens, existe uma preferência pelas persianas horizontais. Para o quarto de casal, a romana fica ótima.”
E todos esses modelos podem ser usados, também, em qualquer tipo de empreendimento, sejam casas ou apartamentos, de acordo com a decoradora
SOL
Mas, para aproveitar todo o potencial das cortinas e persianas sustentáveis, é preciso cuidado na hora de escolher um local para instalá-las. “O ideal é que as fachadas estejam voltadas para ambientes externos que tenham maior incidência solar. Para tanto, é extremamente importante analisar a posição do sol, o tipo de janela e a necessidade de proteção e luz”, recomenda Luiz Cornélio. Com relação a valores, o diretor da Ana Luiza Decorações diz que existem vários sistemas de acionamento diferenciados para cada tipo de cortina e persiana.