Para quem quer instalar cortinas ou persianas sustentáveis, há uma série de opções que agradam a todos os gostos, como garante o diretor da Ana Luiza Decorações, Luiz Felipe Rodrigues Cornélio. “Temos nas cortinas rolo um leque maior de tecidos, chamados screen, 100% isentos de PVC, sendo que sua principal característica é uma ultracamada de alumínio que reveste o tecido. São os chamados tecidos metalizados.”
Outro produto que segue essa tendência são as cortinas Duette, da coleção Architella, que, devido à estrutura de célula dentro de célula, apresenta grande poder de isolamento térmico. “Possibilitando a redução significativa de custos com ar-condicionado no verão e de aquecimento no inverno. Essa linha tem variedade de texturas, cores e também versões translúcidas e blecaute”, conta Luiz Cornélio.
Já na linha de persianas, em que 97% do alumínio usado nas chapas é proveniente de material reciclado, há as lâminas Thermostop. “Elas são elaboradas para obter baixo índice de absorção solar e garantem melhora três vezes maior às barreiras térmicas quando comparado às convencionais”, explica o diretor da Ana Luiza Decorações.
A designer de ambientes Dênia Diniz confirma a variedade de opções. Segundo ela, há mais de 40 tipos, cores e texturas de telas solares, que podem ser combinadas em três diferentes produtos: cortinas Rollux, painel Europa e Romana Plus. “É importante ressaltar que as persianas horizontais de madeira natural também são reconhecidas como produto sustentável, uma vez que são originadas de matéria-prima de área reflorestada.”
FRESCOR
Persianas de bambu e fibras naturais são outras opções. “A Briz é uma persiana conceito que faz duas coisas ao mesmo tempo