Diante de tantas alternativas, contar com assessoria especializada pode ajudar na hora de escolher os itens para a decoração, como diz Iara Santos. "O profissional é quem vai ajudar o cliente a personalizar o lar, sempre com o cuidado de estar em harmonia com os desejos e com a vida dele."
Sheila Mundim destaca que contar com um profissional qualificado é importante para execução da obra, já que ele pode ajudar na hora de fazer os orçamentos e possibilitar maior agilidade na finalização da obra. "Além de conciliar o gosto pessoal do cliente com as tendências do momento na decoração."
Estela Netto reforça que é o profissional que dará todo o suporte ao interessado em decorar a casa, desde o projeto até sua execução. "Pensar sobre forma, funcionalidade, relação com outros ambientes da casa são itens bastante complexos para um leigo no assunto. Escolher os melhores acabamentos, mobiliários, bancadas, iluminação pode deixar sua casa maravilhosa e para tanto é necessário um arquiteto", enumera.
A designer de interiores Iara Santos explica que o trabalho do profissional consiste em fazer a logística do negócio. "Lidamos com os fornecedores, os direcionamos para que sigam o que foi idealizado e conseguimos extrair os clientes qual é o seu verdadeiro desejo." Para isso, a tabela da Associação Mineira de Decoradores de Nível Superior (Amide) varia de R$ 900 a R$ 1,5 mil por ambiente.