O aumento da procura pelo investimento em unidades hoteleiras em Belo Horizonte é confirmado pelo diretor de empreendimentos do Grupo Maio Paranasa, Jânio Valeriano. Esse movimento foi notado em 1999, quando o grupo decidiu diversificar suas atividades. Mas é preciso avaliar as possibilidades de rentabilidade antes de investir.
De acordo com Jânio Valeriano, para que o investidor conte com valorização patrimonial e lucratividade crescente com a maturação do empreendimento, é necessário que o hotel tenha sido desenvolvido a partir de estudos de mercado realizados por empresas especializadas e independentes das operadoras hoteleiras, projetando o seu desempenho por, no mínimo, 10 anos, a partir da abertura ao público.
É necessário que o contrato assinado com a operadora hoteleira a comprometa com o resultado do hotel, de modo a alinhar os objetivos de máxima rentabilidade da cadeia operadora com os objetivos dos investidores proprietários.
Outro ponto importante é que o contrato preveja uma eficiente gestão do ativo hoteleiro, assegurando a manutenção e atualização do empreendimento, para garantir sua diferenciação face à concorrência e o atendimento das exigências dos hóspedes ao longo do tempo.
RENTABILIDADE
Atendidas essas pré-condições, investir em uma unidade de hotel pode proporcionar lucro líquido de Imposto de Renda, de IPTU e do fundo para reposição dos ativos do hotel. “Ou seja, rentabilidade real média da ordem de 10% ao ano sobre o valor do investimento. Esse número é superior à maioria dos investimentos imobiliários destinados à locação e aos investimentos financeiros para capitais médios”, diz Jânio Valeriano.
Gerente de lançamentos da Lar Imóveis, Rodrigo Naves observa que o público investidor é grande e diversificado, que descobriu os ganhos que pode ter o negócio. “A principal vantagem é a garantia do imóvel e a renda certa, mesmo quando a unidade não estiver ocupada.”
Além disso, como geralmente são gerenciados por empresas com grande expertise no ramo de administração hoteleira, o imóvel acompanhará a valorização do mercado imobiliário.
Por tudo isso, o gerente de lançamentos da Lar Imóveis não vê desvantagens, atualmente, na aquisição de unidades hoteleiras. Mas quando chegar a Copa, isso pode mudar. “Pode ocorrer uma oferta de leitos muito grande quando todos esses empreendimentos começarem a funcionar, em meados de 2014
PALAVRA DE ESPECIALISTA
Evandro Negrão de Lima Jr. - Vice-presidente da CMI/Secovi-MG
Vantagens e desvantagens
“O maior atrativo é diversificar investimentos, tornando-se dono de um pedaço de hotel sem precisar comprar ou investir para construir esse empreendimento. É um negócio com grande potencial neste momento, devido à grande procura por hotéis, ao preço das diárias e à proximidade dos grandes eventos. Nesse caso, é um investimento seguro, já que o quarto pode estar ocupado ou não, que o comprador vai continuar recebendo do hotel e a renda será líquida de Imposto de Renda. Como desvantagem, pode-se comprar uma unidade muito cara e ter rentabilidade abaixo da esperada. Alguns lançamentos na Savassi, por exemplo, estão muito caros. Além disso, o investidor está sujeito às leis de condomínio e seu investimento vai flutuar de acordo com mercado, o que representa um risco.”